Indo além da tradicional previsão anual de cores, a GNT, fornecedor dos alimentos para colorir EXBERRY®, lançou uma pesquisa inovadora que capacita as marcas de alimentos e bebidas a desenvolver soluções personalizadas para o mercado moderno.
O crescimento das tendências de personalização e customização está alimentando a demanda por produtos que atraem os consumidores. Com base em mais de 40 anos de experiência, a GNT desenvolveu The Power of Color para ajudar as marcas a criar soluções de coloração que irão se conectar com os seus consumidores-alvo.
A pesquisa combina psicologia do consumidor e semiótica para fornecer insights únicos sobre como a cor gera significado em produtos, marcas e categorias, permitindo que os fabricantes criem histórias e se destaquem em suas categorias.
“Está claro que uma abordagem de tamanho único para a cor está rapidamente se tornando desatualizada. Como prestadora de serviços, a inovação sempre esteve em nosso DNA e esse projeto pioneiro nos permite ajudar os clientes a encontrar as soluções de coloração de ponta de que precisam para fortalecer sua posição no mercado e alcançar novos públicos”, disse Maartje Hendrickx, gerente de Desenvolvimento de Mercado da GNT.
Criado ao lado de semióticos profissionais, The Power of Color explora as muitas maneiras pelas quais a cor envia mensagens em nível consciente e subconsciente. Para uma perspectiva de dentro para fora, usa a psicologia para explorar as motivações do consumidor e examina as tensões que impulsionam as escolhas de produtos e marcas, como o desejo por alimentos e bebidas agradáveis, mas permissíveis.
A segunda fase usa a semiótica para fornecer uma perspectiva de fora para dentro, mostrando como a cor pode ajudar a atender a essas motivações e necessidades. Códigos de cores e dicas criam uma variedade de significados em diferentes culturas, categorias e situações. Por exemplo, a cor pode indicar como navegar pelas situações e orientar a tomada de decisões, como no caso dos rótulos nutricionais dos alimentos. Também pode sinalizar identidade pessoal, seja por meio de moda, cosméticos ou, até mesmo, alimentos e bebidas. As cores também evocam estados de espírito e emoções, o vermelho, por exemplo, é visto como uma tonalidade energizante, enquanto o amarelo é associado à alegria.
Juntas, essas duas perspectivas permitem que as marcas construam uma compreensão abrangente de como a cor pode ser usada para atender as diferentes necessidades do consumidor e criar uma narrativa atraente.
“A cor pode enviar qualquer número de mensagens sobre marcas e produtos. Pode sinalizar um momento de escapismo feliz, contar histórias sobre origens e processos, mostrar ingredientes poderosos ou ajudar a destacar formulações saudáveis. O poder da cor ajuda as marcas a pensar sobre as cores de uma nova maneira, aprofundando-se mais do que nunca em seu poder cultural e, ao mesmo tempo, explorando a psicologia por trás das tendências das cores”, disse Jill Janssen, líder Power of Color da GNT.
Fonte: Ingredient Communications