Esconder

//

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Antioxidantes e superalimentos fornecem funcionalidade para bebidas de última geração

Em uma tendência contínua de ingredientes mais saudáveis, os consumidores continuam exigindo bebidas que proporcionem funcionalidade e sabor, juntamente com preferências de rótulo limpo. Marcas e formuladores estão desenvolvendo bebidas com ingredientes de superalimentos e antioxidantes que proporcionam benefícios à saúde e também agradam ao paladar.

De acordo com Nina Riggins, gerente sênior de marketing de estratégia de bebidas da Kerry Taste & Nutrition, 68% dos consumidores consideram alimentos e bebidas como medicamentos. “Conforme os consumidores buscam funcionalidade em suas escolhas de alimentos e bebidas, estão cada vez mais adicionando à sua dieta novos alimentos e fontes de antioxidantes que acreditam poder ajudar a alcançar os seus objetivos pessoais de bem-estar”, disse.

June Lin, vice-presidente global de marketing, saúde e bem-estar da ADM, acrescenta que, influenciadas pelos fatores estressantes do ano passado, as pessoas estão adotando uma abordagem mais holística para a saúde e o bem-estar. “Nossa pesquisa mostra que 35% dos consumidores relatam estar preocupados com a saúde mental e 84% veem a saúde mental como tão importante quanto o bem-estar físico. Como tal, as pessoas estão procurando produtos com ingredientes funcionais para ajudar a manter a energia, melhorar a função cognitiva, fornecer melhorias de humor e muito mais”, completa.

A tendência para um rótulo limpo também está influenciando o campo das bebidas fortificadas com vitaminas e nutrientes. Lin observa que a empresa vê a preferência do consumidor por produtos à base de plantas de origem natural crescendo em toda a indústria de alimentos e bebidas. Isso é apoiado pela pesquisa da ADM, que indica que 50% dos consumidores preferem alimentos e bebidas que contenham ingredientes naturalmente benéficos. “Ingredientes botânicos em bebidas oferecem não apenas benefícios funcionais, mas as origens dos vegetais também podem sinalizar aos consumidores que a bebida é natural e uma escolha saudável e benéfica”, comenta.

Assim como acontece com muitos outros ingredientes, pode haver desafios ao trabalhar com ingredientes funcionais, superalimentos e aditivos em bebidas. “Experiência em formulação é a chave para o desenvolvimento de uma bebida com ingredientes saudáveis. Os especialistas da Kerry descobriram que há problemas, como off notes, associados a esses tipos de ingredientes e, sem experiência em sabor, as formulações ficam aquém do esperado”, alerta Riggins.

Lin observa que mascarar sabores pode ajudar a equilibrar o perfil geral de sabor em bebidas fortificadas. A ADM oferece uma variedade de mascaradores e modificadores que podem ser incorporados em níveis baixos e ajudam a superar os desafios que vêm com as modificações inerentes a muitos ingredientes funcionais. “Os botânicos funcionais também são uma forma de ajudar a elevar o perfil nutricional e funcional das bebidas. A ADM oferece extratos botânicos padronizados e proprietários que podem conter antocianinas, betacaroteno, vitaminas C e D e outras vitaminas e fitoquímicos promotores da saúde, incluindo acerola, chá verde e misturas de antioxidantes”, acrescenta.

Lin também prevê que o maior interesse em saúde e bem-estar continuará em 2021. Por causa disso, surgirão oportunidades para incorporar ingredientes funcionais em mais formatos de bebidas, pois os consumidores desejam soluções que se encaixem em seus estilos de vida atuais. “Isso oferece aos desenvolvedores uma grande oportunidade de se concentrar no desenvolvimento de produtos que fornecem energia, vitalidade e foco, com o uso de ingredientes como extratos de chá verde como uma fonte natural de cafeína, junto com outros ingredientes funcionais, incluindo ácidos graxos ômega-3 DHA e EPA”, comenta.

Riggins acrescenta que os superalimentos, antioxidantes, imunidade, saúde digestiva, saúde cognitiva e outros ingredientes funcionais continuarão a ganhar força no mercado e, como tal, é necessário um profundo conhecimento do sabor e da funcionalidade para criar bebidas com sucesso nessa área.




Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001