Suporte científico e transparência em ingredientes probióticos
O crescente interesse nos benefícios para a saúde dos probióticos, prebióticos e suas sinergias está abrindo novos mercados para alimentos e bebidas funcionais. Mas para que os produtos aproveitem ao máximo essas oportunidades, devem atender à crescente demanda dos consumidores por suporte científico e transparência de ingredientes.
A demanda por ingredientes prebióticos e probióticos é impulsionada principalmente pela maior conscientização da conexão entre um microbioma saudável e um sistema digestivo saudável. Mas especialistas apontam para o potencial de mercado inexplorado significativo além da saúde digestiva, destacando um amplo espaço em aberto para os simbióticos.
Os especialistas também afirmam que a forma como as mudanças no microbioma intestinal por probióticos e prebióticos se traduzem em resultados reais de saúde será importante para o futuro da pesquisa e inovação de produtos.
À medida que as pesquisam revelam novas aplicações e benefícios potenciais de probióticos e prebióticos, devem compartilhar esses dados não apenas com os reguladores e a comunidade científica, mas também com os consumidores, os quais estão cada vez mais familiarizados com cepas específicas de probióticos e os benefícios que oferecem, não se satisfazendo mais apenas com as alegações genéricas de “contém probióticos” ou “com prebióticos”.
Os especialistas alertam que os três principais fatores que encorajar a comprar de produtos de estilo de vida mais saudáveis são reconhecer os ingredientes ativos, fazer sua própria pesquisa sobre ingredientes e benefícios do produto e ver pesquisas ou alegações de dados para um produto.
Embora os fabricantes de alimentos devam ser cuidadosos com os tipos de alegações que fazem, podem compartilhar suas pesquisas na narrativa das suas marcas e reforçar suas alegações publicando seus dados em periódicos conceituados.
À medida que a categoria continua a evoluir, a pesquisa se tornará uma aposta para o sucesso de longo prazo dos produtos.