Esconder

//

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

Colágeno hidrolisado peptan®: ingrediente com diversos benefícios para aplicações em lácteos

Em linha com o crescimento dos produtos lácteos de maior valor agregado, a Rousselot desenvolveu aplicações utilizando o colágeno hidrolisado Peptan®, que exploram os benefícios e funcionalidades desta matéria-prima.

Introdução

O colágeno é proteína mais abundante do corpo humano, presente na pele, ossos, cartilagens, tendões e ligamentos. Exerce importante papel estrutural nos organismos animais.

Industrialmente, o colágeno é processado a partir da pele ou ossos de animais e passa por hidrólise química e enzimática, obtendo-se os peptídeos de colágeno ou colágeno hidrolisado, rico nos aminoácidos prolina, hidroxiprolina e glicina, entre outros.

O colágeno hidrolisado interage muito bem com leite fluido e seus derivados por ser de origem animal e hidrofílico, mantendo uma boa interação com estas matrizes alimentícias, tanto em produtos fermentados, quanto nos produtos esterilizados.

Desta forma, produtos lácteos contendo o colágeno hidrolisado Peptan® são uma excelente forma de consumir esta proteína que contribui de forma importante para a saúde dos ossos e articulações, recuperação muscular e beleza da pele.

Biodisponibilidade de Peptan®

Peptan® possui alta absorção e é biodisponível. Estudo publicado(1)demonstrou a presença dos dipeptídeos PRO-HYP (prolina-hidroxiprolina) e HYP-GLY (hidroxiprolina-glicina) na corrente sanguíneaapós a ingestão de Peptan®. Esses dipeptídeos participam da entrega dos benefícios de Peptan® descritos a seguir.

Pesquisas comprovam os benefícios de Peptan®

Estudos científicos comprovam os benefícios do colágeno hidrolisado Peptan® para a saúde.

Estudos associam a suplementação com colágeno hidrolisado à saúde óssea. Os ossos são formados por uma porção inorgânica composta em sua maioria pelo cálcio e por uma porção orgânica a qual contém 90% de colágeno, o que confirma a importância desta proteína para este tecido. Estudos em modelo experimental demonstraram que o consumo do colágeno hidrolisado Peptan® aumentou a densidade óssea(2), além de estimular o metabolismo das células ósseas(3).

Na saúde das articulações, estudo clínico, placebo controlado, randomizado, realizado com mulheres com osteoartrite leve no joelho demonstrou que o consumo de Peptan®, 8g/dia, reduziu os sinais de desconforto, contribuindo para a mobilidade e função articular das participantes(4). Além disso, em estudo realizado com animais induzidos à osteoartrite demonstrou que Peptan® ajudou a manter as articulações saudáveis(5).

Na nutrição esportiva, estudo recentemente publicado demonstrou que o colágeno hidrolisado Peptan® ajudou a acelerar a recuperação do músculo após exercícios intensos, além de reduzir a dor após esses exercícios(6), permitindo que a prática seja contínua e aumentando a aderência ao plano. A adição desta proteína em produtos para nutrição esportiva mostra-se uma inovação interessante para dar suporte à recuperação muscular e das articulações, além de ajudar em ossos fortes e saudáveis.

Na área da beleza da pele, estudos clínicos, placebo-controlados e randomizados(7) realizados pela Rousselot com o consumo de 10g/dia de Peptan®, por 3 meses, resultaram no aumento da hidratação da pele, redução da fragmentação de colágeno e aumento da densidade das fibras de colágeno na derme. Um estudo mais recente(8), realizado com mulheres brasileiras com o consumo de 5g/dia de Peptan®, mostrou efeitos positivos na redução das rugas ao redor dos olhos e da boca e aumento da força dos cabelos. Concluindo, o colágeno hidrolisado Peptan® age nas camadas profundas da pele, gerando benefícios visíveis à beleza.

Aplicações de Peptan® em produtos lácteos

Em linha com o crescimento dos produtos lácteos de maior valor agregado, a Rousselot desenvolveu aplicações utilizando o colágeno hidrolisado Peptan®, que exploram os benefícios e funcionalidades desta matéria-prima, facilitando seu consumo, uma vez que estão aplicados em produtos de ampla demanda no país.

Entre estes produtos estão: iogurtes, bebidas lácteas fermentadas e esterilizadas, requeijão, cream cheese, bebida composta com suco de frutas e soro de leite e sorvete light zero açúcar, todos com Peptan® em suas formulações.

Na formulação do iogurte, o colágeno hidrolisado é adicionado antes da etapa de fermentação e confere boa quantidade deste ingrediente na porção. Nesta aplicação, o colágeno hidrolisado ajuda na estabilidade e aumentam o valor proteico

Já na bebida láctea fermentada ou esterilizada, Peptan® pode ser adicionado em dosagens maiores, aumentando a contribuição dos benefícios do colágeno e ajudando na estabilidade do produto final.

O requeijão light e o cream cheese light com o colágeno hidrolisado Peptan® foram desenvolvidos para serem uma maneira gostosa de contribuir com a beleza da pele desde o café da manhã. Além disso, o colágeno hidrolisado confere brilho, melhora a espalhabilidade e ajuda a manter a textura dos produtos com redução de gordura.

Na bebida composta suco de frutas e soro de leite, Peptan® onfere cremosidade, corpo e leveza à formulação, além de ser uma forma refrescante de consumir este ingrediente. Já no sorvete light, zero açúcar, o colágeno hidrolisado também ajuda no corpo e cremosidade perdidos com a redução da gordura

Peptan® também pode ser adicionado aos sorvetes, deixando a textura mais cremosa e leve, além de aumentar o teor proteico e conferir todos os benefícios do ingrediente à saúde®.

Solubilidade e qualidade organoléptica superior de Peptan®

Graças a escolha das melhores matérias-primas e controle total do processo, a Rousselot desenvolveu produtos diferenciados, com excelente sabor, odor e solubilidade. Isto contribui para o sucesso de suas aplicações em lácteas, diferenciando o colágeno hidrolisado Peptan® da Rousselot.

Cadeia de produção e suprimentos de Peptan®

A Rousselot produz Peptan® em suas plantas localizadas no Brasil e os distribui no país, na América Latina e para diversos países do mundo.

*Ana Cristina Corrêa de Faria - Enga. de Alimentos - Business Development Manager Health & Nutrition - Rousselot Gelatinas do Brasil Ltda.

*Anderson Rodrigues - Eng. de Alimentos e Pós Graduado em Ciências e Tecnologia de Alimentos - South America Technical Support & Applications Manager - Rousselot Gelatinas do Brasil Ltda.

Rousselot

Tel.: (19) 3907-9090

rousselot.com/pt

peptan.com




Envie um artigo



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001