MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI

Ingredientes naturais para um verdadeiro tom azul

Alimentos e bebidas de cor azul estão em alta na China, onde uma série de lançamentos recentes ajudou a criar um burburinho em torno de alimentos e bebidas azuis. Starbucks e Heytea, uma cadeia de chá chinesa famosa por criar chá de queijo salgado, lançou bebidas azuis, enquanto a marca de iogurte Blueglass adicionou espirulina azul ao seu portfólio para oferecer aos consumidores um iogurte de cor azul.

Quase não há alimentos azuis brilhantes de ocorrência natural, então, a combinação é incomum e atraente. A prevalência da mídia social, sem dúvida, contribuiu para a popularidade de alimentos e bebidas fotogênicos e esteticamente agradáveis, especialmente entre as gerações mais jovens.

No entanto, Roolee Lu, analista sênior de alimentos e bebidas da Mintel, atribui o atual interesse chinês à demanda por alimentos reconfortantes e também por novidades. Os níveis relatados de estresse e cansaço estão aumentando entre os consumidores chineses e, embora tenham sido exacerbados pela pandemia da Covid-19, causas subjacentes, como aumento da pressão relacionada ao trabalho e desempenho acadêmico, já estavam presentes. O resultado para os fabricantes de alimentos é que esse estresse significa que os consumidores tendem a ser mais receptivos ao conforto alimentar e à estimulação sensorial. “Ao invés de ser saboroso ou apetitoso, a popularidade do azul está mais relacionada à crescente demanda por alimentos de conforto e à importância de novas experiências com a inovação de produtos”, destacou Lu.

De acordo com a pesquisa da Mintel, três em cada 10 consumidores na China disseram que cores atraentes os encorajam a experimentar uma bebida e quase um terço dos consumidores disse que é importante que os snacks sejam "visualmente impressionantes".

Usar ingredientes e aditivos naturais para conferir cor, no entanto, será cada vez mais importante para os consumidores. “Acreditamos que o azul é um ponto de partida e o futuro de alimentos e bebida será mais colorido sob a demanda por naturalidade e nutrição balanceada. Após o surto da Covid-19, a segurança alimentar tem recebido atenção crescente. Ao mesmo tempo, a naturalidade também é um fator de escolha importante em diferentes categorias de alimentos e bebidas. Portanto, o uso de cores naturais, como corantes de alimentos ao invés de cores artificiais, se alinhará com as aspirações dos consumidores por rótulos limpos, ao mesmo tempo que satisfaz sua demanda de comer com os olhos”, observou Lu.

Então, quais opções de ingredientes os fabricantes têm quando tentam criar produtos comestíveis e bebidas azuis?

A espirulina de microalgas, uma cianobactéria filamentosa, é um ingrediente popular para adicionar cor azul esverdeada, graças as suas associações saudáveis. Além de dar cor, a espirulina é rica em proteínas e repleta de nutrientes.

A flor da ervilha-borboleta também é popular no Sudeste da Ásia para bebidas à base de ervas. As bebidas feitas com as flores secas da ervilha-borboleta (Clitoria ternatea) são de cor azul brilhante, mas, devido a sensibilidade aos valores de pH, a cor muda para púrpura com a adição de um ingrediente ácido, como o suco de limão. O uso de flores de ervilha-borboleta em produtos embalados, entretanto, é limitado.

Cientistas sintetizaram recentemente uma cor azul natural do repolho roxo que dizem ser quase idêntico em funcionalidade e tom ao azul brilhante artificial FCF (FD&C Blue No. 1), uma cor artificial que tem sido associada a impactos negativos à saúde. Segundo os cientistas, a sua cor ciano é mais barata do que as atuais ofertas naturais, como a espirulina, e é mais funcional. A espirulina possui uma cor mais pálida e não se mistura facilmente com outras cores para criar tons diferentes, enquanto a cor do repolho roxo é vibrante.

Enquanto isso, o roxo tem sido um ingrediente tendência em países asiáticos nos últimos anos, devido a popularidade do ingrediente ube, um inhame roxo filipino que é usado para adicionar cor natural a alimentos e bebidas.

Fonte: Ingredients Network


Notícias relacionados



Telefones:

Atendimento:

11 97156-1911

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter: