Indústria alimentícia inova na EXTRAÇÃO DE AROMAS frente à volatilidade da laranja
Data de publicação: 15/10/2025
Compartilhar:
Com a volatilidade no mercado da laranja, causada por fatores como condições climáticas adversas e a propagação do greeningnas últimas safras e pelas recentes tarifas anunciadas pelos Estados Unidos, a indústria de alimentos e bebidas enfrenta um cenário desafiador para manter a estabilidade de custos e a consistência sensorial dos produtos. Diante desse cenário, a ADM, líder global em comercialização de grãos, insumos, nutrição humana e animal, apresenta tecnologias inovadoras de extração de aromas para oferecer uma variedade de ingredientes com excelente performance, sem comprometer o sabor e o frescor em diferentes tipos de bebidas e alimentos.
Um estudo da multinacional apontou que os aromas cítricos representam 50% do mercado de bebidas e 30% do mercado de aromas, sendo utilizados como principal sabor por uma ampla gama de produtos, acompanhando inclusive tendências da indústria em wellness e saúde, que prioriza bebidas e alimentos com frutas em sua composição. No Brasil, maior produtor mundial de laranja, os sabores cítricos são abundantes e atender aos anseios dos consumidores por sabores autênticos pode ser um desafio para a indústria. Nesse cenário, existem soluções pensadas especialmente para contribuir com a garantia de perfis de sabor variados por meio de diferentes matérias-primas, de acordo com as preferências do consumidor de cada segmento.
"As tendências de consumo e, consequentemente, as necessidades específicas da indústria, estão sempre em mente quando desenvolvemos nossas soluções e existe um grande dinamismo que exige respostas eficazes e personalizadas. Por isso, nos últimos anos, agregamos novas tecnologias ao nosso portfólio de aromas, incluindo tecnologias de extração de óleos essenciais para a formulação de aromas cítricos. Hoje existe uma ampla gama de produtos que permite a aromatização seja em bebidas, panificação ou doces, e que contribui para que se utilize menos as matérias-primas in natura afetadas por flutuações de preço", explica Tiago Coroa, Gerente de Desenvolvimento de Produtos e Criação da ADM na América Latina.
Para a superar desafios no desenvolvimento na indústria alimentícia, a ADM possui algumas das tecnologias mais avançadas do mercado garantindo um fornecimento confiável sem comprometer a integridade do perfil sensorial. Entre elas, métodos exclusivos de extração que concentram a parte essencial do óleo cítrico e reforçam o frescor e o aroma, como a Corefold®, até soluções para a substituição do concentrado de suco de laranja em uma formulação de bebida, como a tecnologia CitrusFlex. Para criar sabores cítricos que repliquem perfis autênticos de frutas, em qualquer variedade, a companhia possui também a tecnologia EZCore®, que utiliza derivados de ingredientes naturais para alcançar diferentes nuances de sabor.
"Nosso objetivo é oferecer à indústria alternativas que garantam competitividade e agradem o consumidor em diferentes cenários de mercado. Contamos com novas tecnologias e capacidade técnica para desenvolver soluções que superem possíveis barreiras e adaptem os sabores às preferências específicas de cada região. A tendência é que cada vez mais tenhamos inovações nesse sentido", finaliza Coroa.