MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI

Ingredion Brasil lança seu relatório de sustentabilidade, alcança 100% de energia renovável e avança em metas ESG

A Ingredion Incorporated (NYSE: INGR), líder global em soluções de ingredientes para a indústria, destaca o papel cada vez mais estratégico da operação brasileira no Relatório de Sustentabilidade 2024 da companhia. Em um ano marcado pela consolidação da nova região LATAM – que reúne Brasil, México e Região Andina –, o Brasil se firmou como referência global em inovação e sustentabilidade, ao operar com 100% de energia elétrica renovável.

Entre os principais avanços está a consolidação de uma matriz energética limpa: todas as unidades de moagem úmida no país passaram a operar com biomassa e energia elétrica 100% renovável. Com isso, a empresa alcançou uma redução de 46% nas emissões de gases de efeito estufa (escopos 1, 2 e biogênicas) em relação ao ano-base de 2019. O Brasil também eliminou 100% do envio de resíduos sólidos para aterros sanitários e incineração sem recuperação energética.

"A sustentabilidade é parte estratégica do nosso negócio, orientada pela estratégia global All Life 2030. Essa abordagem integra metas ambientais, sociais e de governança para melhorar a vida do planeta, das comunidades e dos nossos colaboradores. No Brasil, seguimos avançando de forma consistente no desenvolvimento de soluções que gerem impacto positivo em todos esses pilares", afirma Luis Miguel Garzón, presidente da Ingredion no Brasil.

No campo da inovação, a operação brasileira reformulou seu portfólio com foco em sustentabilidade, substituindo ingredientes críticos como a gordura de palma em produtos de panificação – medida que busca reduzir impactos socioambientais como o desmatamento e a exploração de mão de obra. A substituição de ovos em panificados e molhos emulsionados, por sua vez, permite reduzir até 1.040 toneladas de emissões de CO₂ por ano, além de diminuir em até 10 vezes o consumo de água.

Em logística, a Ingredion implementou uma série de iniciativas para tornar suas operações mais sustentáveis. Entre elas, destaca-se a otimização de rotas e consolidação de cargas. A empresa também lançou operações de transporte híbrido com diesel e gás natural comprimido (GNC), além de iniciar testes com empilhadeiras elétricas, visando reduzir emissões nas atividades de armazenagem. Por fim, aprimorou o transporte intermodal de retorno, aumentando a eficiência no uso de contêineres e diminuindo viagens vazias, o que contribui diretamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Desde 2020, a companhia vem estabelecendo metas públicas para o desenvolvimento de novos produtos, que devem estar alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 40% até 2025 e 75% até 2027.

A sustentabilidade também está presente no campo: mais de 500 mil hectares ligados à cadeia de suprimentos da Ingredion são monitorados por tecnologias digitais, permitindo rastrear mudanças na cobertura vegetal e identificar riscos potenciais de desmatamento. Em 2024, 100% do milho adquirido no país foi considerado sustentável por balanço de massa, com rastreabilidade atrelada ao Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Como reconhecimento por essas e outras iniciativas, a empresa foi eleita uma das mais inovadoras do setor de alimentos pelo ranking Valor Inovação.

Reconhecimento internacional

A operação de Mogi Guaçu - SP também foi reconhecida com a medalha de prata da EcoVadis, uma das principais plataformas globais de avaliação de práticas ambientais, sociais e de governança (ESG). A conquista reforça o compromisso da Ingredion em promover a sustentabilidade em toda a sua cadeia de valor.

A trajetória da operação brasileira comprova que é possível crescer com responsabilidade, aliando inovação, impacto positivo e escala global – consolidando o Brasil como modelo de referência dentro da agenda de sustentabilidade corporativa da Ingredion.


Telefones:

Atendimento:

11 97156-1911

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter: