A linguagem de sabores Sense It®, criada pela Givaudan, está comemorando 30 anos, período pelo qual tornou-se uma linguagem universal e padronizada usada em todo o mundo para a caracterização de experiências gastronômicas, diferenciação e inovação de produtos.
Desenvolvida pela primeira vez em 1993, cresceu desde a sua criação, com a Givaudan adicionando regularmente novos descritores à linguagem. O que começou como uma ferramenta local para a caracterização de sabor, foi transformado em uma linguagem universal robusta com descritores para aroma, sabor e sensação à boca (mouthfeel). À medida que a linguagem cresceu, também cresceu sua capacidade de descrever categorias emergentes, como carne à base de plantas; recentemente, foi introduzida uma linguagem de mouthfeel para produtos sólidos, permitindo que os fabricantes entendam melhor como modular as características de secura, adstringência e suculência a esses produtos.
"Os consumidores sabem se gostam ou não de um produto, mas têm dificuldade em explicar por quê. Sense It® ajuda a preencher a lacuna entre o que os consumidores percebem e o que são capazes de expressar. Ao longo dos anos, a linguagem foi expandida para novas e importantes categorias e, portanto, continua sendo muito valiosa para ajudar a orientar nossos clientes na criação de seus produtos”, explicou Fabio Campanile, diretor Global de Ciência e Tecnologia Taste & Wellbeing da Givaudan.
Um ponto forte da linguagem Sense It®, é que permite o uso em ambientes virtuais quando alternativas aos testes presenciais com consumidores são necessárias. Especialistas treinados da Givaudan foram capazes de usar o Sense It® junto com seus métodos exclusivos de perfil holístico para fornecer aos clientes informações altamente precisas sobre as percepções dos consumidores sem precisar ir até eles.
Olhando para o futuro, a digitalização desempenhará um papel fundamental na simplificação da crescente complexidade da linguagem e na criação de uma experiência perfeita para os usuários. Fabio observou: "Estamos criando um novo conjunto de ferramentas digitais que ajudarão o usuário a expressar sua percepção sensorial de um produto, como um hambúrguer à base de plantas, em palavras descritivas que transmitam a experiência completa, incluindo a sensação à boca, a cor e o sabor", observou Fabio.