MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI

Bimbo detalha novas e ambiciosas metas de sustentabilidade

O Grupo Bimbo lançou uma nova estratégia de sustentabilidade que posiciona a empresa para fazer mais pelas pessoas e pelo planeta, definindo metas transparentes, de longo alcance e ambiciosas. A nova estratégia, desenvolvida a partir de uma avaliação de materialidade, é definida por meio de três pilares com oito iniciativas. “Esta estratégia é resultado da busca constante de maneiras de expandi-la a partir de níveis de como os negócios podem ser feitos e como a interação com nossos acionistas pode melhorar para nutrir o bem-estar das pessoas e do planeta. Sabemos que não será uma jornada simples, mas temos um plano para chegar lá. Somos padeiros da indústria de alimentos à base de grãos com uma relação muito próxima com nossos consumidores e queremos estar em suas casas, em suas mesas todos os dias. Sabemos que, ao fornecer produtos de alta qualidade com alto valor nutricional, podemos melhorar a vida de todos que alcançamos e que nossas estratégias de sustentabilidade são significativas para todas as partes interessadas, nossos associados, nossos investidores e as comunidades que atendemos. Nas últimas décadas, nossa estratégia de sustentabilidade abrangeu diversas áreas, como saúde e bem-estar, o planeta, nosso relacionamento com as comunidades ao nosso redor e o que fazemos por nossos associados”, disse Daniel J. Servitje, CEO da Grupo Bimbo.

A estratégia de sustentabilidade do Grupo Bimbo apresentou muitos programas e projetos nos últimos 50 anos. Na década de 1960, a empresa iniciou seus programas sociais e promoveu estilos de vida saudáveis com o Futbolito Bimbo. Mais de 30 anos depois, em 1991, desenvolveu sua primeira política ambiental. Seguiu-se a decisão de medir a orientação nutricional em 2008, e o lançamento de embalagens biodegradáveis em 2009. Em 2012, o Grupo Bimbo lançou seu primeiro esforço de energia renovável com o parque eólico Piedra Larga, no México, e em 2013, se tornou a primeira empresa no México a construir um veículo elétrico através de sua subsidiária, a Moldex.

Nos últimos cinco anos, a empresa foi reconhecida como uma das mais éticas pelo Ethisphere Institute. Os destaques nos últimos anos incluem o reconhecimento do Grupo Bimbo como a primeira empresa no México a receber certificados de energia limpa e a promessa da empresa, em 2021, de atingir zero emissões líquidas de carbono. A empresa também se comprometeu a usar 100% de energia renovável até 2025.

No entanto, sabemos que, à medida que o mundo evolui, também as necessidades de nossos stakeholders e o impacto positivo que podemos ter sobre eles. Por isso, decidimos empreender uma estratégia mais ambiciosa, com o objetivo de ter um modelo de negócios totalmente sustentável por design. Essa nova estratégia de sustentabilidade se baseia no que temos feito e nos permite estar mais focados e contribuir mais para as metas de desenvolvimento sustentável dos Estados Unidos e das Nações Unidas. Estamos em uma década de ação, e isso significa que precisamos aumentar nossa velocidade para atingir nossas metas de sustentabilidade. Em muitas áreas, como mudanças climáticas e gestão da água, (se) o mundo não agir com mais ousadia, pode ser tarde demais. Queremos fazer parte dessa aceleração, e é assim que posso resumir tudo o que é nutrir um mundo melhor. Significa nutrir o bem-estar das pessoas e da natureza ao mesmo tempo, porque só podemos melhorar as coisas se fizermos as duas coisas. É sobre o planeta e sobre as pessoas que vivem nele”, disse Servitje.

Como parte da sua nova estratégia, o Grupo Bimbo identificou três pilares: Baked for You, Baked for Nature e Baked for Life.

O pilar Baked for You está focado em viabilizar dietas planetárias com diversidade nutricional e, dentro do pilar, o Grupo Bimbo estabeleceu três metas que espera alcançar até 2030. São elas: 100% de produtos de panificação e snacks com receitas simples e naturais, com nutrição em cada mordida e garantindo opções acessíveis em todos os pontos de venda; 100% dos produtos de panificação e snacks podem fazer parte de uma dieta saudável à base de plantas, incluindo uma ampla variedade de grãos integrais e outros ingredientes saudáveis à base de plantas em suas receitas; e 100% dos produtos oferecem transparência nutricional e sustentável em suas embalagens e on-line.

Se tivermos que resumir esse pilar em um único número, é cerca de 100%. Porque até 2030, 100% das nossas receitas serão naturais e simples. Até 2030, em 100% de nossas organizações, 100% de nossos portfólios poderemos oferecer uma oferta substancial de produtos saudáveis à base de plantas. E antes de 2030, 100% de nossos rótulos fornecerão informações suficientes para capacitar nossos consumidores a fazer melhores escolhas”, disse Rafael Pamias, vice-presidente executivo e diretor de sustentabilidade do Grupo Bimbo.

Segundo Pamias, o progresso do Grupo Bimbo no pilar Baked for You é bastante promissor, com cerca de 90% do seu portfólio em conformidade com o consenso interno e externo sobre os níveis máximos de nutrientes a serem limitados.

O pilar Baked for Nature pretende proteger e regenerar os sistemas naturais. A empresa observou que algumas das suas metas ambientais mais ambiciosas estão dentro desse pilar. Como parte da sua estratégia atualizada, o Grupo Bimbo se comprometeu com os três objetivos a seguir até 2050: tornar-se uma empresa com zero emissões líquidas de carbono, seguindo a estrutura da iniciativa Science Based Targets; 100% dos ingredientes-chave serão obtidos através do cultivo de culturas usando práticas de agricultura regenerativa; e até 2030, garantir que 100% das suas embalagens apoiem uma economia circular. Além disso, alcançar uma redução de 20% no consumo de água e 50% menos desperdício de alimentos em suas operações.

Se disséssemos que o primeiro pilar era cerca de 100%, este pilar, que trata de proteger e regenerar nosso sistema natural, é cerca de 0. Porque até 2050, estamos comprometidos em nos tornar uma empresa de emissão líquida zero de carbono com metas específicas e públicas para 2030 e 2040. Isso também significa que 0% dos nossos principais ingredientes até 2050, virão de práticas agrícolas não sustentáveis, portanto, a conversão total em 2050 para a agricultura regenerativa. E por último, mas não menos importante, 0 é o desperdício que planejamos ter em nossas embalagens, água e alimentos em 2050”, descreveu Pamias e acrescentou que o progresso no segundo pilar também é promissor, com a empresa esperando que até o final de 2022, 85% da energia seja proveniente de fontes renováveis, 90% das embalagens sejam recicláveis e 90% dos resíduos sejam recicláveis. Até 2025, 100% da energia do Grupo Bimbo virá de energias renováveis e 100% das embalagens serão totalmente recicláveis.

O terceiro e último pilar é Baked for Life, que trata de melhorar a vida de todos que o Grupo Bimbo alcança e empoderar as comunidades nas quais faz parte. O Grupo Bimbo identificou duas metas para 2030 dentro desse pilar: fortalecer a implementação de projetos de Boa Vizinhança em cada centro de trabalho e promover uma cultura de voluntariado fomentando entre os associados a motivação para se tornarem agentes de mudança; e fortalecer programas dedicados à cadeia de valor, especialmente aqueles voltados para pequenos agricultores e clientes.

A Baked for Life é garantir que o progresso se transforme em prosperidade para todos ao nosso redor”, afirmou Pamias.

O Grupo Bimbo manterá a indústria atualizada sobre seu progresso como parte do seu relatório anual.

Fonte: Food Business News


Notícias relacionados



Telefones:

Atendimento:

11 97156-1911

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter: