Perfil Corporativo 2025

Vote nas empresas destaque do setor

Conheça os Perfis de 2025

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Alta do cacau deve impactar preços dos ovos de Páscoa em 2025

A alta de 189% no preço do cacau, com picos de até 300% nos últimos 12 meses até dezembro de 2024, deve afetar o valor dos ovos de Páscoa em 2025, segundo a Associação Brasileira da Indústria da Alimentação (Abia). Apesar de nem todo aumento ser repassado ao consumidor, é esperado um reajuste alinhado à variação da indústria de chocolates no período. O preço do chocolate subiu 11,99% nos últimos 12 meses, segundo o IPCA.

O presidente executivo da Abia, João Dornellas, explicou que o setor tem buscado mitigar os impactos com investimentos em automação, o que evita aumentos bruscos. A expectativa é que o consumidor encontre ovos de Páscoa com diferentes ingredientes, como biscoitos, para diversificar os produtos sem elevar excessivamente os preços.

A elevação no preço do cacau ocorreu devido a uma crise de oferta global causada por problemas climáticos e sanitários na África. O Brasil, que já foi o maior produtor na década de 1980, hoje ocupa a sétima posição global. Segundo Gustavo Chiarini Bastos, presidente do Conselho Diretor da Abia, o Pará tem se destacado na retomada da produção, mas o ciclo produtivo do cacaueiro leva quatro anos, o que impede uma resposta imediata.

Além disso, Dornellas destacou que o custo de produção de alimentos industrializados subiu 9,3% em 2024, enquanto a inflação do setor foi de 7,7%, de acordo com o IPCA. Para conter a alta de preços, a Abia apresentou sugestões ao governo, incluindo melhorias na infraestrutura de transporte e redução de tarifas sobre materiais de embalagem importados.




Telefones:

Atendimento:

11 97156-1911

Newsletter: