Grupo Bimbo ADQUIRE Joy Food e consolida presença no Marrocos
Data de publicação: 13/01/2026
Compartilhar:
O Grupo Bimbo, gigante global da panificação, anunciou um novo passo estratégico para fortalecer sua atuação no continente africano com a aquisição da Joy Food International, produtora de pães industriais sediada no Marrocos. A transação, cujos valores financeiros não foram divulgados, será executada através da subsidiária espanhola do grupo, a Bakery Iberian Investments SL, que assumirá a totalidade do capital social e direitos de voto da empresa marroquina.
Fundada em 2009, a Joy Food International possui um portfólio diversificado que atende a demandas específicas de conveniência e food service. A linha de produtos inclui pão libanês, pães para hambúrguer e sanduíches, massa de pizza e tortilhas. Para a indústria de ingredientes e aditivos, a aquisição sinaliza uma potencial padronização de processos e formulações, visto que o Grupo Bimbo tende a implementar tecnologias globais de conservação, texturização e melhoria de massa em suas novas unidades fabris.
A operação no Marrocos não é inédita para o grupo, que ingressou no país em 2017 com a compra da Groupe Adghal. A incorporação da Joy Food soma-se a uma série de investimentos no Norte da África, incluindo a aquisição da fabricante de produtos de panificação doce Moulin d’Or, na Tunísia, realizada em abril de 2024. Além dessas operações, a companhia mantém instalações fabris na África do Sul, criando um corredor estratégico de produção no continente.
A estratégia de crescimento inorgânico do Grupo Bimbo tem sido agressiva. Somente em 2024, a empresa anunciou acordos com a Don Don (Eslovênia), a Karamolegos Bakery (Romênia) e a Amaritta, empresa espanhola especializada em panificação sem glúten — um nicho que demanda ingredientes funcionais de alto valor agregado.
Atualmente, o Grupo Bimbo opera em 39 países (chegando a 52 mercados via parcerias), com uma rede industrial de 249 panificadoras e mais de 1.500 centros de distribuição. Sob a nova liderança do CEO Alejandro Rodríguez Bas, nomeado em novembro, a empresa reportou vendas líquidas de aproximadamente US$ 6 bilhões no terceiro trimestre, um aumento de 1,2% em relação ao ano anterior.