A cachaça Middas Reserva dos Proprietários, uma das mais premiadas do Brasil, apresentou uma inovação inédita: um blend criado por Inteligência Artificial (IA). Essa é a primeira vez que uma cachaça no mundo é produzida com a ajuda de IA.
O responsável pela ideia inovadora é Leandro Dias, empreendedor com experiência em consultoria de Inteligência em Negócios. Apaixonado pela cachaça e com um histórico de trabalho no setor tecnológico, Leandro decidiu unir suas duas paixões e criar algo único. Em 2012, durante uma temporada de estudos no Canadá, ele se deparou com bebidas que possuíam ouro puro na composição. A partir desse momento, sua visão sobre inovação no universo das bebidas começou a tomar forma.
A Cachaça Middas Reserva dos Proprietários é a primeira a contar com a contribuição de um departamento de IA, criado pela Futuristas.ai, uma consultoria especializada em soluções práticas de IA para empresas. O conceito por trás do uso de IA para criar o blend de 2024 surgiu após uma discussão sobre a edição limitada da cachaça, que é lançada anualmente em 1.000 garrafas numeradas. A ideia era usar a Inteligência Artificial para processar todos os feedbacks que recebidos ao longo dos 10 anos de história da marca e criar um blend que agradasse os nossos consumidores.
A IA, além de considerar o feedback dos consumidores, foi programada para analisar detalhes das madeiras que envelhecem a cachaça, como o Carvalho Americano, o Carvalho Francês e o Jequitibá Rosa. A cachaça, com 42% de volume alcoólico, exibe uma combinação de notas de carvalho e toques do Jequitibá Rosa, oferecendo uma experiência sensorial única. A cachaça foi recentemente premiada no Concurso Mundial de Bruxelas, que é considerado a "Copa do Mundo" das cachaças, conquistando medalhas de ouro e o título de Cachaça Revelação.
Além da inovação tecnológica, a Middas Reserva também é conhecida por seu toque de luxo. Desde 2014, a marca se destacou por ser a primeira a lançar uma cachaça com flocos de ouro comestível de 23 quilates, tratado em um laboratório alemão e certificado pela União Europeia. Esse detalhe especial remonta à lenda do Rei Midas, que transformava tudo o que tocava em ouro, associando a bebida à ideia de poder e sabedoria.
A edição limitada da Cachaça Middas Reserva 2024, criada com o auxílio da Inteligência Artificial, custa R$697.