Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Tendências para 2022 e além

De acordo com a Spoonshot, plataforma de insights de alimentos e bebidas alimentada por inteligência artificial, metade de todos os lançamentos de produtos alimentícios e bebidas promove um único ingrediente, mas existem oportunidades para os comerciantes de alimentos e bebidas promoverem os benefícios ingredientes combinados. “Nem todos os nutrientes que consumimos são completamente absorvidos. Usando misturas sinérgicas de alimentos, podemos aumentar os benefícios potenciais de consumir ingredientes e a biodisponibilidade de nutrientes”, disse Kishan Vasani, cofundador e CEO da Spoonshot.

A pimenta preta ajuda a aumentar a absorção da curcumina da cúrcuma, que oferece uma série de benefícios antioxidantes e anti-inflamatórios. A vitamina C e o zinco se combinam para fornecer maior proteção ao sistema imunológico do que qualquer outro nutriente por si só. A Spoonshot previu que essas e outras misturas de ingredientes conduzirão uma nova onda de alimentos e bebidas funcionais em 2022 e além. Segundo Vasani, isso abre espaço para rotulagem e promoções. “A pesquisa sobre sinergias alimentares pode abrir caminho para algumas combinações de ingredientes exclusivos que promovem a área de alimentos funcionais, ao invés de se concentrar apenas em novos ingredientes individuais.

A familiaridade com o eixo intestino-pulmão aumentou durante a pandemia, criando oportunidades para alimentos e bebidas que promovem a saúde respiratória. Quando as bactérias intestinais quebram a fibra alimentar, certos metabólitos são produzidos que atuam como agentes de sinalização nos pulmões, reduzindo a inflamação e aumentando a imunidade. Isso pode explicar por que a asma, o distúrbio pulmonar obstrutivo crônico e algumas alergias são mais comuns em pessoas com problemas gastrointestinais.

Os probióticos apresentam uma solução potencial, com as primeiras pesquisas apontando para terapias probióticas que oferecem resultados positivos para doenças virais do trato respiratório. Um estudo descobriu que uma combinação de cinco cepas probióticas reduziu os sintomas de infecções em mais de 27%. “Os consumidores associam uma ampla gama de benefícios à saúde com os probióticos, incluindo lidar com a inflamação, reduzir o risco de infecção viral e aumentar a imunidade. Estes estão intimamente ligados à saúde pulmonar, e a Covid-19 levantou muitas preocupações sobre a saúde pulmonar”, observou Vasani.

Existem oportunidades para os comerciantes de alimentos e bebidas ajudarem a lidar com outro efeito colateral da Covid-19: a perda do olfato e do paladar. A parosmia, um distúrbio que distorce os odores e o paladar e muitas vezes os torna desagradáveis, é um sintoma comum da Covid-19 que pode durar semanas e até meses após a recuperação. Alimentos familiares, como cebola, café, chocolate, alho, carne vermelha e ovos, costumam ser citados como gatilhos comuns.

As soluções potenciais incluem texturas crocantes, que prolongam o sabor ao manter o alimento na boca por mais tempo. Alimentos que estimulam as sensações do trigêmeo, como calor, formigamento e resfriamento, também ajudam, junto com os sabores umami, que aumentam o fluxo de saliva. Vasani explicou que esses elementos são bastante fáceis de implementar e são uma área potencial de foco; é algo que as empresas de alimentos embalados também podem fazer, mas que os restaurantes têm a vantagem de poderem personalizar com base nos ingredientes desencadeadores do consumidor.

O interesse comercial em ingredientes reciclados aumentou 162% em 2020, mesmo com a baixa conscientização do consumidor. Apenas 10% dos consumidores conhecem o tema, segundo estudo da Food and Nutrition Sciences. Depois de informados sobre o assunto, 80% disseram que considerariam a compra de produtos com ingredientes reciclados no futuro. “A maioria das empresas que atualmente comercializam alimentos reciclados são iniciantes, mas podem atingir um público mais amplo por meio de parcerias com outras empresas. Esse alcance mais amplo ajudará com o problema de conscientização”, relatou Vasani.

Fonte: Food Business News




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001