Vote

Vote

Doremus

Vote

BCFoods

Vote

Química

Vote

MCassab

Vote

Barentz

Vote

Alibra

Vote

GELCO

Vote

DAXIA

Vote

Nexira

Vote

Disproquima

Vote

Genu-in

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Tendências emergentes baseadas na ciência

A densidade de nutrientes é uma tendência emergente que exercerá uma influência crescente no marketing e no desenvolvimento de produtos nos próximos cinco anos, e pode beneficiar algumas categorias em particular.

O conceito de alimentos 'densos em nutrientes' tem flutuado por mais de 20 anos nos círculos de nutrição, mas mudou rapidamente recentemente, legitimado pelo termo 'densidade de nutrientes' sendo usado com destaque”, disse Julian Mellentin, diretor da consultoria de alimentação e nutrição da New Nutrition Business.

Mellentin também é o autor do relatório de tendências anual 10 Key Trends in Food, Nutrition & Health. A nova edição de 2022, nomeia a densidade dos nutrientes como uma tendência-chave pela primeira vez. “O conceito chegou às telas do radar das empresas e está emergindo como um termo de marketing. Por enquanto, esse conceito é liderado pelo mercado dos Estados Unidos, mas termos como 'denso em nutrientes' e 'rico em nutrientes' têm um apelo óbvio para os profissionais de marketing e se espalharão mais amplamente”, disse Mellentin.

A densidade de nutrientes tem o potencial de criar valor entre os 25% a 30% dos consumidores mais ativos para a saúde. E é um conceito tão simples que também é fácil para os consumidores convencionais adotarem: quando a New Nutrition Business perguntou aos consumidores sobre a densidade de nutrientes em sua pesquisa anual de cinco países, 12% de todos os entrevistados - e 21% dos espanhóis - disseram ter ouvido falar disso.

Segundo Mellentin, um dos atrativos dessa terminologia para os profissionais de marketing é que não existe uma definição única acordada, seja em termos regulatórios ou na mente do consumidor. “Na prática, a densidade de nutrientes é algo que os consumidores aprendem nas redes sociais e podem se inclinar para a definição que acharem mais atraente”, observou.

Alguns consumidores preferem plantas, outros grãos, outros laticínios ou até mesmo carne, todos os quais podem ser considerados ricos em nutrientes.

A densidade de nutrientes está ligada a outras plataformas de benefícios, como biodisponibilidade, sustentabilidade (saúde do solo e agricultura regenerativa) e toca na crescente onda de preocupação em torno dos alimentos ultraprocessados.

As empresas já estão embarcando na educação dos consumidores e usando a densidade de nutrientes em conexão com sustentabilidade e biodisponibilidade, bem como com a saúde humana. As categorias que mais se beneficiam da densidade de nutrientes incluem laticínios e carne, onde a maioria dos alimentos de origem animal é considerada rica em nutrientes ao lado de muitos alimentos vegetais, algo que os consumidores ainda não sabem, mas aprenderão à medida que as empresas começarem a usar o termo nas embalagens e na educação do consumidor.

Os comerciantes de alimentos de origem animal estão cada vez mais adotando o conceito de densidade de nutrientes e estão à frente no trabalho para conscientizar o consumidor e criar vantagem competitiva.

Fonte: New Nutrition Business




Telefones:

Atendimento:

11 97156-1911

Newsletter: