Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Tecnologia agropecuária e seus impactos no setor de alimentos

A tecnologia agropecuária avançou muito nas últimas décadas. Em 1996, a tecnologia respondia por 50,6% do total da produção do agro. Uma década depois, esse percentual passou para 56,8% e, em 2017, saltou para 60,6%. Os dados são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O avanço é a prova de que a tecnologia agropecuária nos últimos anos tem disponibilizado diversas soluções inovadoras que estão sendo responsáveis por melhorar a eficiência do processo.

Essa evolução também vem refletindo positivamente na eficiência do processo e na qualidade do produto na etapa “fora da porteira”, aumentando a disponibilidade e o padrão de qualidade das mercadorias.

Nos últimos 20 anos, o impacto da tecnologia e da inovação praticamente ajudaram a dobrar a produção agropecuária no Brasil. GPS, sistema integrados, drones, sensores, agricultura de precisão e softwares de gestão agrícola são algumas das principais tecnologias que têm facilitado a gestão e diminuído os custos.

A tecnologia agropecuária tem refletido na eficiência do processo, na qualidade e disponibilidade do produto, além de influenciar no padrão dessa mercadoria que chega até o mercado, seja ele in natura ou processado, com benefícios que vão além da porteira.

O grande benefício para a indústria de alimentos e bebidas é ter um processo de fábrica com uma capacidade de abastecimento mais estruturada e alinhada às demandas de sustentabilidade que a sociedade pede.

Com a adoção das tecnologias agropecuárias, a indústria de alimentos e bebidas alcançou e seguirá conquistando ganhos de produtividade, redução de custos, agilidade na gestão, segurança e garantia de qualidade dos produtos, melhorias que impactam toda a cadeia.

A transparência é um ponto que irá alinhar os objetivos da atividade agropecuária e da indústria de alimentos. Via transparência, as tecnologias agropecuárias permitem que a indústria tenha um controle de registro mais assertivo e organizado e com a evidência do que acontece em cada uma das etapas.

Os especialistas concordam que a tecnologia agropecuária é um dos fatores que promoverá maior sustentabilidade, tanto no campo, quanto na indústria de alimentos e bebidas.

Assim, indústria e o campo precisam dialogar sobre como os avanços podem acontecer, também em uma área ainda pouco explorada, que é a comunicação mais efetiva com o consumidor final.

Fonte: Food Connection



Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001