Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Retardando o relógio com peptídeos de colágeno

A Rousselot realizou um estudo clínico randomizado, duplo-cego e controlado por placebo para investigar os benefícios do Peptan B na beleza da pele e do cabelo. Alguns resultados foram publicados como um white paper na edição de janeiro de 2021 da Revista Cosmetics Business

Ao longo da história e através das culturas em todo o mundo, a beleza foi entendida de maneiras radicalmente diferentes. Na Grécia antiga, a beleza era quantificada pela "proporção áurea", baseando a beleza na simetria. No Japão medieval, cabelos extremamente longos eram valorizados, assim como a pele clara. Durante o século 16, na Inglaterra, a pele impecável e não danificada pelo sol era o atributo mais procurado, pois era um sinal de classe e riqueza.

Hoje em dia, a beleza está associada à saúde e à juventude. No mercado de beleza, isso se reflete na alta demanda por produtos nutricosméticos com benefícios associados de beleza para a pele e cabelos. Para a beleza dos cabelos, os produtos mais demandados são aqueles voltados para a reparação de danos e hidratação.

Os benefícios mais desejados em produtos de beleza para a pele são as suas propriedades hidratantes e antienvelhecimento.

De dentro para fora

Sua pele reflete a qualidade das suas escolhas de nutrição e estilo de vida, como fumar, beber bastante água ou hábitos de dormir. Assim, uma pele bonita por fora deve primeiro ter uma base saudável por dentro.

O colágeno, a proteína mais abundante do corpo humano, ultimamente tem recebido muita atenção. A popularidade do colágeno cresceu rapidamente na última década, tornando-se o ingrediente líder em nutricosméticos e, agora, é apresentado em 25% desses produtos. Dada a sua versatilidade e propriedades anti-envelhecimento, estima-se que o uso de colágeno só continuará a crescer. Mas por que o colágeno é um elemento-chave para a embelezar por dentro?

Estabelecendo as bases

A pele é composta de diferentes camadas fortemente conectadas umas às outras (figura 1). A camada mais externa, a epiderme, envolve nossos corpos e nos protege da radiação ultravioleta e serve como escudo contra infecções e produtos químicos.

Em baixo, encontramos a derme, que protege o corpo do estresse e da tensão. A derme é uma espessa camada de tecido conjuntivo, principalmente feita de colágeno, que estabelece a base estrutural da pele.

As fibras de colágeno, dispostas em forma de folhas resilientes, fornecem suporte estrutural e mecânico. Essas fibras servem como infraestrutura para a elastina, que mantém a elasticidade da pele, e o ácido hialurônico, que retém a água. O colágeno confere à derme sua força e extensibilidade e sustenta a renovação das células da pele e a reposição das células danificadas e mortas.

Infelizmente, uma pele forte e flexível não dura para sempre. Fatores ambientais como dieta, fumo ou luz ultravioleta podem queimar o suprimento de colágeno do corpo. Além disso, à medida que envelhecemos, nosso corpo gera menos colágeno e de qualidade inferior.

Como resultado, a rede de colágeno da derme torna-se mais fina e fragmentada (figura 1), levando à redução da hidratação, firmeza e elasticidade da pele. Eventualmente, a degradação das fibras de colágeno leva aos sinais visuais de envelhecimento, como rugas e perda de firmeza.

A redução das fibras de colágeno também pode afetar o cabelo, pois há colágeno no folículo piloso. A falta de suporte do folículo pode levar a fibras de cabelo mais fracas e finas que podem quebrar facilmente.

O envelhecimento é inevitável, mas as propriedades benéficas do colágeno para a aparência da pele e do cabelo podem ajudar a retardar os efeitos visuais. Sua alta demanda e status de tendência na mídia digital resultam de um crescente corpo de pesquisas científicas.

Ciência antes do hipo

A Rousselot voltou ao básico da condição da pele para descobrir como os peptídeos de colágeno podem aumentar a beleza por dentro. Os peptídeos de colágeno Peptan são produzidos por uma hidrólise enzimática direcionada, o que significa que o colágeno é especificamente cortado em pedaços mais facilmente digeríveis (ou seja, peptídeos de colágeno).

Ensaios clínicos demonstraram que os peptídeos de colágeno são bioativos, induzindo colágeno e também a produção de ácido hialurônico na pele (acesso online: doi: 10.1111 / jocd.12174). Como consequência, a hidratação da pele aumenta e a qualidade da rede de colágeno dérmico melhora.

Recentemente, a suplementação de peptídeos de colágeno para a melhoria da pele e do cabelo foi avaliada clinicamente em um estudo com 60 mulheres saudáveis. O estudo foi realizado para avaliar o desempenho do suplemento, bem como a resposta do consumidor. O produto utilizado foi o Peptan B, um produto natural muito puro que contém (em peso seco) mais de 97% de peptídeos de colágeno de origem bovina.

As 60 participantes saudáveis do sexo feminino, com idades entre 45 a 60 anos, receberam 5g/dia de Peptan B ou um placebo, por 90 dias (figura 2). Após 45 e 90 dias, a pele das participantes foi avaliada por meio de técnicas biofísicas, de imagem de alta definição e ultrassom de alta frequência para detectar alterações na hidratação, micro relevo cutâneo, rugas e espessura da derme.

A suplementação com peptídeos de colágeno ao longo de 90 dias mostrou redução da descamação da pele (descamação da camada epiderme) (figura 2), refletindo menos danos e perda reduzida da camada superior da pele.

A imagem de alta definição também mostrou uma diminuição substancial das rugas faciais para o grupo tratado com colágeno: uma redução de 13% das rugas ao redor dos olhos (figura 3), enquanto aquelas ao redor da boca foram reduzidas em 10%.

O ultrassom de alta frequência revelou aumento da refletância acústica no grupo suplementado com colágeno (figura 4), sugerindo que o produto melhorou a densidade da derme. O aumento da densidade da derme pode estar relacionado à redução das rugas da pele e aumento da firmeza. Os resultados apoiam estudos anteriores sobre como uma derme mais densa, ou seja, uma camada de colágeno aumentada e uma rede fibrilar aprimorada, melhora a estrutura e integridade da pele.

O envelhecimento também afeta o cabelo. Nosso cabelo recebe os nutrientes e proteínas que ingerimos através da região do bulbo do folículo piloso, localizado na derme. A perda de colágeno pode afetar a qualidade do folículo capilar, fazendo com que as fibras capilares fiquem mais finas e, portanto, menos resistentes aos impactos externos.

O uso de peptídeos de colágeno como suplemento dietético ou cosmético pode auxiliar na restituição do folículo piloso e, consequentemente, aumentar a resistência do cabelo formado.

O efeito do Peptan B nas fibras capilares foi avaliado por meio de um teste de estresse de ruptura. Os resultados mostraram aumento significativo de 13% na força de quebra para o grupo suplementado com colágeno. Esses achados sugerem que a ingestão oral de Peptan B promoveu cabelos mais fortes, sustentando o colágeno como estratégia para melhorar as condições da fibra capilar à medida que envelhecemos.

Os estudos conduzidos para o Peptan B, portanto, mostraram benefícios importantes para parâmetros visuais relevantes da pele, densidade da derme e força do cabelo (figura 5). Como tal, a suplementação oral com peptídeos de colágeno afeta a beleza da pele e do cabelo.

O que os participantes disseram

A eficácia do Peptan B também foi pesquisada entre os participantes do estudo em relação à sua percepção e pensamentos sobre o produto (figura 6). No geral, os participantes que receberam Peptan B notaram a pele mais hidratada, em comparação com os do grupo placebo. Aqueles que tomaram colágeno também notaram redução no tamanho dos poros da pele: 85% dos participantes que tomaram Peptan B relataram menos poros grandes.

Em relação às rugas, enquanto o grupo placebo não notou nenhuma mudança, 75% dos participantes que tomaram Peptan B relataram menos rugas profundas.

Conclusão

A tendência atual de beleza para uma aparência saudável promove hábitos e práticas mais saudáveis para melhorar a aparência da nossa pele. Essas escolhas são fortemente motivadas pelo desejo de retardar o envelhecimento e reduzir os seus sinais.

Suplementos dietéticos são desenvolvidos para apoiar a nossa saúde e nutrir a nossa pele indo às suas bases. Nesse sentido, o colágeno é altamente elogiado por seus efeitos na pele e nos cabelos. Suplementos de colágeno, como 5g/dia de Peptan B, oferecem uma abordagem sustentável e de longo prazo para combater o envelhecimento e melhorar as propriedades da pele e do cabelo.

Combater a beleza de dentro fará você brilhar por fora e por dentro.

Autor: Revista Comestics Business – edição de Janeiro de 2021




Galeria de Imagens:



Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001