Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Preocupações com rótulos limpos vão além da saúde

O crescente interesse dos consumidores por uma vida mais “limpa” está se ampliando e aumentando as expectativas em torno do que constitui um “rótulo limpo”. Na verdade, essa demanda em evolução exige o uso de narrativas mais significativas.

Recuando por um momento, as preocupações de rotulagem limpa e clara foram muito bem estabelecidas na indústria de alimentos e bebidas. Além disso, esse tem sido um tema importante e contínuo em cada uma das previsões das principais tendências da Innova Market Insights nos últimos anos. Há mais de 10 anos, “Go Natural” liderou o relatório anual de tendências da empresa. Desde então, o rótulo limpo aparece a cada ano em diferentes formas e cada vez mais se entrelaça em toda a listagem. Hoje, passou a ser considerado um dado adquirido.

Curiosamente, a pandemia da Covid-19, sem dúvida, aumentou a apreciação dos consumidores por mais alimentos preparados com vida útil mais longa. Mesmo assim, a pandemia também serviu para acelerar o foco na saudabilidade das dietas e nos ingredientes percebidos como naturais e bons para a imunidade.

O status convencional da rotulagem limpa se reflete no fato de que 26,5% de todos os lançamentos globais de alimentos e bebidas registrados pela Innova Market Insights em 2020, usaram uma ou mais alegações de rótulo limpo (natural, orgânico, sem aditivos/conservantes e livre de OGM).

Embora o interesse pela rotulagem limpa continue, a Innova Market Insights também vê uma mudança de ênfase. O termo “rotulagem clara” (que a Innova cunhou para sua lista de tendências de 2015) também entrou na linguagem da indústria. Isso indica até que ponto a tendência de rótulo limpo avançou em relação as alegações anteriores de ausência de aditivos ou conservantes - em direção a uma demanda mais ampla por mais transparência geral.

Veja como a mudança de rótulo limpo evoluiu. Tudo começou com fatores relacionados à saúde e consumidores gravitando em torno de alegações de “livre de OGM” e outras palavras para refletir o processamento mínimo. A Innova Market Insights registrou mais declarações na embalagem relacionadas a “natural” e “orgânico”, bem como declarações sobre “sem aditivos” ou “nada artificial”. Logo, a tendência era enfatizar os decks de ingredientes mais curtos, com ingredientes “reais” e reconhecíveis. Rotulagem mais transparente (e diretrizes federais) também destaca a redução ainda maior de açúcar, sódio e gordura.

Mais recentemente, a definição amplamente compreendida de rótulo limpo, agora, também abrange fatores éticos e ambientais. A Innova Market Insights vê alegações relacionadas ao bem-estar humano e animal, maior foco na transparência da cadeia de suprimentos, nutrição baseada em plantas e fornecimento sustentável.

Não é tão óbvio, mas também existem ingredientes sociais em cada alimento ou bebida. A pesquisa da Innova Market Insights indica que três em cada quatro consumidores globais esperam que as empresas invistam em sustentabilidade, embora as opiniões variem sobre a importância relativa de diferentes fatores e, até mesmo, sobre como a sustentabilidade deve ser definida.

The Sustain Domain” (“O domínio da sustentação”) foi uma das principais tendências da Innova Market Insights de 2020. Reconheceu que as expectativas dos consumidores levaram os fabricantes a priorizar a ecoeficiência, principalmente para reduzir o desperdício de alimentos e plásticos. No entanto, a sustentabilidade não é mais apenas sobre embalagens recicláveis. O foco de hoje é tornar todo o ciclo de vida do produto sustentável, desde práticas agrícolas até fábricas com eficiência de recursos e redução de resíduos de alimentos e embalagens.

A importância da transparência e da comunicação bem-sucedida de rótulos limpos, atributos éticos e ambientais aumentou em resposta a isso. Simplificando, os consumidores querem cada vez mais entender a história por trás de produtos e marcas. Aprender mais sobre a origem de seus alimentos foi do interesse de seis em cada 10 consumidores globais na Pesquisa de Consumidores Innova 2020, enquanto 85% concordaram que as informações sobre os produtos eram de grande importância e queriam saber quais produtos continham.

Transparency Triumphs” (“Triunfos da Transparência”) lidera a lista das 10 principais tendências da Innova Market Insights de 2021, mas também está intimamente relacionada às tendências anteriores. Por exemplo, já em 2008, a Innova identificou “Going Greener” (“Tornando-se mais verde”) e previu o crescente interesse do consumidor em sustentabilidade e transparência. Mais recentemente, o rótulo limpo também se refere a “Storytelling: Winning with Words” (“Contar histórias: vencer com palavras”), a tendência número um identificada para 2020. Isso também evoluiu a partir da principal tendência de 2019, “Discovery: the adventurous consumer” (“Descoberta: o consumidor aventureiro”).

“Contar histórias: Vencer com palavras” destacou o aumento do interesse do consumidor pelas histórias por trás de alimentos e bebidas. Essa notável influência nas decisões de compra fez com que as empresas prestassem cada vez mais atenção ao storytelling nas estratégias de branding.

De acordo com a pesquisa da Innova Market Insights, três em cada cinco consumidores globais admitem que suas decisões de compra são influenciadas por histórias em torno de uma marca. Os consumidores dizem que isso é importante, porque querem confiar na marca, aprender mais sobre os ingredientes do produto (de onde eles vêm) e entender melhor os benefícios do produto.

É claro que a tendência de rótulo limpo se ampliou a partir do seu conceito original. Hoje, é uma preocupação muito mais ampla, com consumidores cada vez mais conscientes tentando fazer escolhas alimentares que não sejam apenas saudáveis, mas também sustentáveis e éticas.

Fonte: Prepared Foods




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001