Esconder

//

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Pilares para o sucesso: inovações para o mercado de lácteos

O mercado de lácteos é de suma importância para a economia mundial, mas sob um viés econômico brasileiro, vem sofrendo nos últimos anos com a elevação de custos, bloqueios nas cadeias de suprimentos e perdas que afetam a produção e comercialização dos produtos.

Tais problemas, segundo o Fórum Econômico Mundial (WEF), foram causadas pelas interrupções na produção e dificuldade, por parte das transportadoras, para deslocar as mercadorias de maneira uniforme até os compradores.

Além disso, segundo a Embrapa, a margem de crescimento esperada para este ano é menor, devido à queda do consumo gerada pela inflação, taxa de endividamento das famílias, dentre outros marcadores socioeconômicos.

Mas se o cenário atual é preocupante, diversas macrotendências apontam para um futuro mais promissor.

A primeira tendência para o setor de lácteos é uma maior preocupação com a saúde e bem-estar dos consumidores, o que contribui para o desenvolvimento de produtos mais nutritivos e saudáveis. Com a pandemia, a preocupação com bem-estar retornou às conversas cotidianas. Da mesma forma, esse cuidado também se refletiu nas decisões de compra das pessoas, obrigando as empresas a se adaptarem as demandas e necessidades dos consumidores para novos estilos de vida. Exemplos desse comportamento está na procura por alimentos mais saudáveis com altos teores de proteínas, menos açúcar e gorduras, rico em fibras, vitaminas, probióticos, dentre outras exigências.

Essa exigência também se deve ao fato que as pessoas, durante a pandemia, passaram a fazer suas refeições (ou escolhê-las por meio de aplicativos), tendo maior contato com os ingredientes e refletindo sobre seus efeitos na saúde. Dessa forma, de acordo com a Dairy Food, os consumidores estão cada vez mais procurando por produtos lácteos e alternativas lácteas que forneçam os nutrientes necessários para alcançar seus objetivos de saúde.

Diversas estratégias podem ser aplicadas e dentre elas, destaca-se a incorporação de ingredientes de frutas de alta qualidade contendo essas valiosas vitaminas e outros nutrientes em suas últimas inovações.

Para iogurtes, essa tendência levou os fabricantes a introduzir novas variantes de produtos, como iogurte com baixo teor de gordura, não lácteo, vegano, com polpa, probiótico e grego, que estão apoiando o crescimento do mercado, com perspectiva de uma taxa de crescimento de 6,30% de 2022 a 2027.

Já no mercado de sorvete, por exemplo, a procura por produtos com ingredientes termogênicos, que auxiliam a acelerar o metabolismo, opções detox, sorvetes com apelo fitness, apresentando maiores teores de proteína e ingredientes como whey protein, têm sido cada vez mais procurados pelo consumidor.

Ademais, considerando que muitas pessoas têm restrições alimentares, como os diabéticos, intolerantes à lactose e veganos, o mercado de lácteos também está buscando ofertar mais produtos sem açúcar, zero lactose e veganos, em especial o mercado de sorvetes pretende diminuir em até 50% a adição de açúcares sem comprometimento do sabor do produto final, garantindo, assim, que um maior número de consumidores tenha acesso aos lançamentos.

Outra tendência que moldará as compras de lácteos em 2022 é a de sabores únicos e diversos. Ao longo dos últimos anos, os consumidores vêm se tornando mais aventureiros com a escolha de alimentos com novas características sensoriais. Essa é outra oportunidade de mercado visando o desenvolvimento de produtos lácteos com sabores mais ousados e excitantes, que atraem os consumidores.

Misturas e sabores inovadores e nutritivos de frutas silvestres, como mirtilo e framboesa, podem ser adicionados às ofertas de iogurtes lácteos e não lácteos, assim como outros sabores frutados. A incorporação de ingredientes de frutas e vegetais não só aumenta o apelo à saúde do consumidor, mas também o perfil sensorial do iogurte, algo pelo qual os consumidores estão dispostos a pagar mais.

No campo dos sorvetes, pode-se destacar ingredientes para aguçar a curiosidade do consumidor, como frutas desconhecidas pelo grande público (ex: taperebá), ou até misturas inusitadas, como sorvetes sabor pipoca com guaraná, mistura de frutas com bebidas alcoólicas, como a caipirinha.

Há também mais opções de sorvetes premium; nessa categoria pode-se destacar apostas ousadas para sabores, como tiramisú com queijo mascarpone ou, até mesmo, sorvetes salgados de gorgonzola com nozes. Além disso, o mercado aposta em produtos com frutas e temperos exóticos, como pera asiática e fruta dragão, trazendo, assim, experiências inesperadas aos consumidores.

Com consumidores cada vez mais exigentes, fornecer alimentos e bebidas com origens transparentes e éticas nunca foi tão importante, sendo necessário adotar práticas sustentáveis em todas as etapas da cadeia de suprimentos. Muitas pessoas estão buscando ativamente maneiras de fazer melhores escolhas, inclusive, muitos consumidores estão dispostos a pagar um preço mais caro por produtos de origem sustentável.

A partir das demandas dos consumidores que estão cada vez mais exigentes e procurando por produtos inovadores, saudáveis e de marcas que carregam consigo uma responsabilidade social com o meio ambiente, há uma pressão no mercado de produtos lácteos para se adequar e, então, surgem diversas inovações. Logo, com base nessas tendências, espera-se que muitas mudanças e inovações no setor de lácteos possam ocorrer nos próximos anos.

Fonte: Milk Point




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001