Esconder

//

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Os benefícios da fibra além da saúde digestiva

O interesse pela fibra não é mais apenas sobre a saúde digestiva, pois os consumidores se conscientizaram de que a fibra adicionada pode ajudar com muitos problemas alimentares e de saúde, ajudando a aumentar a saciedade, reduzir a inflamação e até melhorar o humor.

A maioria dos consumidores está ciente da necessidade de uma dieta rica em fibras, mas poucos atingem as quantidades recomendadas. Os conselhos dietéticos para a ingestão de fibras variam de país para país, mas em geral, os adultos são aconselhados a consumir cerca de 30 gramas por dia.

Diferentes tipos de fibra possuem diferentes benefícios, com a fibra insolúvel conhecida por aumentar o volume das fezes, por exemplo, enquanto a fibra solúvel demonstra reduzir os níveis de colesterol no sangue e ajudar a regular o açúcar no sangue. A fibra também pode proteger contra o câncer de intestino e doenças associadas à obesidade, como diabetes tipo 2.

Agora, os benefícios para a saúde imunológica vieram à tona durante a pandemia da Covid-19. Pesquisadores já exploraram as ligações entre a Covid-19 e a baixa diversidade microbiana no intestino e, em abril de 2021, uma nova pesquisa descobriu que uma dieta rica em fibras pode ajudar a controlar a inflamação da Covid-19. De acordo com a Innova Market Insights, os produtos com alegação de fibra geralmente também apresentam alegações de saúde digestiva e de saúde imunológica.

As diretrizes nutricionais tendem a se concentrar em alimentos naturalmente ricos em fibras, como grãos, frutas e vegetais, para aumentar a ingestão, mas um número crescente de empresas de alimentos e bebidas embalados está usando ingredientes de fibra para ajudar os consumidores a atingir suas metas de ingestão. E a gama de alimentos e bebidas com adição de fibra se expandiu nos últimos anos, pois os fornecedores introduziram vários ingredientes de fibra solúvel, incluindo milho e aveia, bem como fibra de chicória. A fibra de arroz também encontrou um forte nicho em produtos sem glúten.

As fibras mais populares para alimentos com alto teor de fibra são a inulina e os frutooligossacarídeos, antes das fibras de cereais mais tradicionais, como aveia e trigo.

As bebidas, por exemplo, tornaram-se um veículo popular para ingredientes de fibra, embora os desenvolvedores ainda devam ter cuidado para não adicionar muito se quiserem evitar problemas com sabor e textura.

Quando se trata de alegações, a fibra solúvel, como a inulina, é o prebiótico mais conhecido, mas as empresas não conseguem vincular uma alegação prebiótica a uma alegação de bem-estar, a menos que esteja relacionada ao próprio conteúdo de fibra. Lembrando que as alegações de prebióticos estão aumentando, 42% nos últimos cinco anos.

Fonte: Fi Global Insights




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001