Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Microgreens podem ajudar a enfrentar os desafios nutricionais

Microgreens embalados com compostos antioxidantes estão ganhando popularidade como um alimento funcional, de acordo com uma nova pesquisa. Um estudo revela como essas plantas minúsculas, mas poderosas, podem desbloquear desafios nutricionais, inclusive sendo usadas como um recurso de emergência em situações de catástrofe, ou mesmo como alimento para missões espaciais de longo prazo.

Microgreens são normalmente vistos como verduras gourmet de alto valor, comumente usados por chefs para adicionar valor estético a pratos ou preparações culinárias. “O interessante sobre os microgreens é que podemos usar uma variedade de espécies de diferentes famílias botânicas e caracterizadas por diferentes cores, sabores e texturas”, disse Francesco Di Gioia, professor assistente de ciência das culturas vegetais no College of Agricultural Sciences.

Essa mistura pode fornecer uma rica variedade de fitonutrientes com propriedades antioxidantes e bioativas. “Nosso estudo mostra que dependendo da espécie ou família botânica, os microgreens podem fornecer vitaminas A, C, E e K, polifenóis, glucosinolatos e ácidos graxos ômega 3, especialmente ácido alfa-linolênico. Além de ser uma boa fonte de fibras e minerais”, observou Di Gioia.

Esses compostos também podem ser obtidos ao consumir vegetais padrão de tamanho real. No entanto, os microgreens podem ser autoproduzidos em espaço e tempo limitados, bem como colhidos frescos em cozinhas domésticas sem qualquer processamento ou cozimento. “Esses aspectos são particularmente importantes, porque consumir verduras frescas cruas proporcionará maior biodisponibilidade dos compostos bioativos, em comparação com vegetais cozidos ou processados e produtos alimentícios”, afirmou Di Gioia.

A pandemia da Covid-19 revelou a vulnerabilidade do sistema alimentar global e a necessidade de abordar os problemas de desnutrição e a desigualdade na segurança nutricional, que potenciais emergências ou catástrofes futuras poderiam exacerbar. Aqui, os microgreens densos em nutrientes têm grande potencial como um recurso eficiente de resiliência alimentar.

Di Gioia explicou que os microgreens já são produzidos comercialmente em pequena, média e grande escala e que os principais custos de produção são representados por sementes, substratos de cultivo e instalações para o cultivo de microgreen em ambientes higienicamente.

Como os microgreen podem ser usados como alimento funcional para aumentar a segurança nutricional em situações de emergência, Di Gioia sugere que kits de produção de microgreen, incluindo sementes, podem ser preparados e armazenados e, então, disponibilizados quando necessário.

Segundo Di Gioia, muitas pesquisas estão em andamento sobre microgreens, com pesquisadores abordando muitos aspectos, desde a produção até a segurança microbiana. “Mas certamente um dos aspectos mais interessantes para investigar sobre os microgreens é o seu perfil nutricional”, revelou Di Gioia.

Fonte: Food Ingredients First




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001