Vote

Vote

Doremus

Vote

BCFoods

Vote

Química

Vote

MCassab

Vote

Barentz

Vote

Alibra

Vote

GELCO

Vote

DAXIA

Vote

Nexira

Vote

Disproquima

Vote

Genu-in

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Menos açúcar, mais fibra: como as marcas podem alavancar a reformulação “dois em um”

A combinação de adoçantes naturais com fibras para substituir a doçura e o volume do açúcar é uma abordagem de reformulação dois em um que permite que as marcas façam duas afirmações atraentes na embalagem: menos açúcar e mais fibra.

Reduzir o açúcar, no entanto, pode ser complicado para os formuladores, pois aportam muitas funções diferentes em alimentos e bebidas. Além de proporcionar doçura, o açúcar tem propriedades de volume, melhora a textura e o paladar, ajuda a reter a umidade e, no cozimento, atua na reação de Maillard, que confere uma cor marrom-dourada e, em temperaturas mais altas, um sabor de caramelo.

A combinação de fibras com adoçantes pode substituir pelo menos duas dessas funções - doçura e volume - e melhora o perfil nutricional do produto de duas maneiras. Em primeiro lugar, reduzindo o teor de açúcar e, em segundo lugar, adicionando fibra.

O interesse do consumidor pela saúde intestinal também está aumentando, à medida que pesquisas científicas revelam as ligações entre um microbioma bem equilibrado com bactérias benéficas e muitos resultados de saúde, como controle de peso e até saúde cognitiva. Isso se reflete na popularidade dos probióticos e das fibras prebióticas, com um número crescente de marcas de alimentos e bebidas fortalecendo seus produtos ou fazendo uma declaração de fibra na embalagem.

A Mintel observou aumento no uso de fibras funcionais em lançamentos de alimentos e bebidas com baixo teor de açúcar em todo o mundo, aumentando de 11%, em 2015, para 19% em 2020. A inulina é a fibra funcional mais usada, com lançamentos de produtos contendo inulina tendo triplicado nos últimos cinco anos, subindo para 9%, em 2020, de 3% em 2015.

De acordo com a Mintel, os consumidores estão cientes da importância das fibras na manutenção da saúde intestinal. As marcas podem alavancar essa conscientização reposicionando-as como um ingrediente multifuncional de saúde, que ajuda a reduzir o teor de açúcar em alimentos e bebidas, melhorando a saúde intestinal.

No entanto, nem todos os consumidores estão convencidos pelas opções de açúcar reduzido. Alguns dizem que preferem consumir menos produtos indulgentes ao invés de consumir mais alternativas light ou dietéticas, sugerindo que as marcas ainda têm espaço para melhorias nas suas opções.

Fonte: Ingredients Network




Telefones:

Atendimento:

11 97156-1911

Newsletter: