As marcas locais de FMCG (Fast-MovingConsumerGoods, ou bens de grande consumo) ganharam um impulso no ranking que lista as dez mais escolhidas na América Latina, de acordo último relatório Brand Footprint da Kantar Worldpanel. As marcas locais são prevalentes na América Latina e correspondem a 46% das mais escolhidas na região, ganhando 1,1 pontos de share versus 2015. No Brasil, por exemplo, as marcas Ypê (limpeza), Italac (lácteos) e Itambé (lácteos) são locais.
Os laticínios também tiveram representatividade no ranking – A indústria láctea representa 20% do top 10 de marcas mais escolhidas na América Latina. A chilena Soprole, por exemplo, número dois no ranking do país, teve aumento de 6,1 pontos no Consumer Reach Points, enquanto a penetração da Yakult, no México, cresceu 9 pontos – fazendo a marca subir 12 posições.
No entanto, apesar da crescente demanda por marcar locais, a gigante global Coca-Cola ainda reina na América Latina, marcando presença no ranking de todos os países latino-americanos, exceto pelo Peru, e ocupando a liderança em países como Brasil, Argentina, Chile, Venezuela e México.
“Apesar da volatilidade econômica experimentada pela América Latina em 2016, várias marcas registraram crescimento de dois dígitos. A maioria delas eram marcas locais ou regionais. Muitas das marcas que tiveram bom desempenho frente a 2015 apresentam uma boa relação custo x benefício. Por outro lado, com o bolso apertado, caso o lar não perceba claramente o valor do produto, acaba optando por marcas de baixo preço”, analisa Patrícia Beber, Country Manager Brasil na Kantar Worldpanel.
O estudo anual Brand Footprint da KantarWorlpdanel se baseia na medição de 73% da população mundial; um total um bilhão de lares em 43 países em 5 continentes, cobrindo o 75% do PIB mundial. Como parte do estudo, a Kantar Worldpanel audita 200 categorias de consumo massivo ao redor do mundo para as categorias de alimentos, bebidas, saúde e beleza e cuidados com o lar.
O relatório Brand Footprint analisa mais de 300 bilhões de decisões reais de compradores em 1 bilhão de lares e 44 países. É destacada de outros rankings da marca por fornecer informações sobre o comportamento do consumidor real, em vez de atitude.
O Consumer Reach Points (ou CRP) constitui a base da classificação. Uma métrica inovadora que mede quantas famílias em todo o mundo estão comprando uma marca (penetração) e quantas vezes (frequência), fornecendo uma verdadeira representação da escolha do cliente.