A Knorr estará liderando 50 projetos de agricultura regenerativa a serem lançados nos próximos cinco anos em todo o mundo. Isso inclui esforços para reforçar os esforços de preservação da água no cultivo de arroz, melhoria da saúde do solo em tomates e resiliência climática em outras culturas vegetais.
“A Knorr está nessa jornada desde 2010. Com este novo compromisso, significa que estamos colocando esses princípios agrícolas em prática para melhorar a saúde do solo, a biodiversidade, a resiliência climática, a eficiência da água, a qualidade do ar e da água e os meios de subsistência, cultivando os principais ingredientes da Knorr”, disse Dorothy Shaver, líder global de Marketing de Sustentabilidade Knorr da Unilever.
Segundo a empresa, esta década de colaborações de agricultura ambientalmente sustentável com agricultores e fornecedores resultou em 95% dos vegetais e ervas da Knorr de origem sustentável. “Tomate e arroz são dois dos ingredientes-chave de maior volume no portfólio da Knorr. Os projetos para ambos foram iniciados este ano, por isso, estamos ansiosos para aprender com esses projetos significativos. Em última análise, o objetivo é comunicar na embalagem, nos sites e em outros canais. Queremos contar essa história e trazer as pessoas a bordo - é assim que podemos ter um impacto positivo nas pessoas e no planeta a longo prazo”, comentou Shaver.
Os projetos de agricultura regenerativa serão escalados com parceiros até 2026, globalmente. Os três projetos iniciados neste ano apresentam resultados promissores nos Estados Unidos e na Europa.
A preservação da água e redução de emissões inclui um conjunto de práticas agrícolas que preservam a água e reduzem as emissões de gases de efeito estufa, que está sendo implementado em Arkansas, Estados Unidos, em parceria com o maior fornecedor de arroz da Knorr, a Riviana. Junto com a Universidade de Arkansas, a parceria está explorando novas maneiras de medir as reduções nas emissões de gases de efeito estufa e na captação de água.
Com relação a saúde do solo, os produtores de tomate implementaram práticas para melhorar a saúde do solo, com a primeira colheita mostrando maior rendimento no Sul da Espanha, em parceria com o fornecedor da Knorr, a Agraz (Grupo Conesa).
Quanto a resiliência climática, em Pas de Calais (Norte da França), em parceria com PURProject e Green SOL, o fornecedor de vegetais Ardo implementou práticas para melhorar a resiliência climática em resposta à diminuição da produtividade devido às mudanças nas condições climáticas.
Os principais ingredientes (vegetais, ervas, especiarias, grãos) cultivados com os princípios da agricultura regenerativa serão utilizados em todo o portfólio da Knorr globalmente em produtos comercializados mais de 3,1 bilhões de vezes por ano em mais de 90 países.
O roteiro de agricultura regenerativa da Knorr é parte do Fundo Unilever para o Clima e a Natureza, um fundo de € 1 bilhão (US$ 1,2 bilhão) que vai acelerar o trabalho da marca em projetos naturais e climáticos.
O plano da Knorr contribuirá para o compromisso da Unilever de ajudar a proteger e regenerar 1,5 milhão de hectares de terras, florestas e oceanos até 2030.
Fonte: Food Ingredients First