Esconder

//

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Inovando em tons naturais e cores relacionadas à imunidade e saúde

Os consumidores globais estão em busca de produtos alimentícios refrescantes, que estimulem os sentidos e proporcionem uma explosão de positividade. Em consonância com isso, as cores naturais em todos os alimentos e bebidas estão se tornando cada vez mais prevalentes, pois "comer com os olhos" continua a ser primordial.

A expectativa é de novas e inovadoras cores surjam em todo o cenário de alimentos e bebidas. De acordo com Christiane Lippert, chefe de marketing para alimentos da Lycored, com cada cor emergente, novos tons misturados também virão à tona. Com isso, as mudanças regulatórias continuarão a ter um grande impacto no mercado.

Os perfis de sabor do consumidor estão continuamente se adaptando e mudando e os produtos estão respondendo com novos perfis de sabor, atributos ampliados e novas bases. “A cor é, e sempre foi, essencial quando se trata da escolha de alimentos pelo consumidor”, observa Lippert.

Para Emina Goodman, diretora sênior de cores da ADM, a cor é uma parte importante da experiência sensorial geral, não importa a aplicação. “Vemos inovações em cores para bebidas, proteínas vegetais, laticínios, alternativas lácteas e categorias de salgadinhos. Os consumidores encontram conforto nas cores clássicas, mas têm se diversificado nos últimos anos para aceitar opções mais interessantes”, explica Goodman.

Vermelho, amarelo, verde e marrom são mais comumente associados a sabores familiares, como frutas vermelhas, frutas cítricas, menta, chocolate e cogumelos, por exemplo. “Hoje, os formuladores de produtos estão expandindo as suas capacidades para incorporar tons exclusivos usando cores naturais”, detalha Goodman.

Já Lorraine Jansen, especialista em marketing de conteúdo da GNT, diz que os tons clássicos ainda estão se mostrando populares. “A principal diferença hoje, é que os consumidores esperam que as suas cores venham de fontes 'limpas' - o conceito de 'colorir alimentos com alimentos' está se tornando cada vez mais popular”, afirma.

Em linha com a campanha Love Color da GNT para o próximo ano, a empresa fixou o vermelho como a cor preferida pelos próximos 12 meses. “O vermelho será dominante em 2021. Ele representa as emoções que estão no cerne da condição humana. Está associado ao amor, paixão e desejo e também é uma cor estimulante e energizante. Acreditamos que o vermelho estará na vanguarda da inovação no próximo ano”, diz Jansen.

À medida que os consumidores adotam uma abordagem mais proativa para nutrir as suas mentes e corpos, as cores que indicam escolhas saudáveis se tornarão populares no próximo ano. “Tintos vívidos de ingredientes ricos em antioxidantes, como sabugueiro e cranberry, podem indicar benefícios à saúde e ajudar os alimentos e bebidas a se destacarem para os consumidores”, afirma Goodman.

A transição de cor também tem papel funcional, especialmente à medida que as alternativas de carne crescem em popularidade. “A tecnologia de mudança de cor é um fator que impulsionará as tendências em 2021, ajudando marcas de carnes alternativas a formular aplicações com cores que comecem com vermelho sangue e se transformem em uma apresentação carbonizada, semelhante à carne”, observa Goodman.

Embora as cores vermelhas possam ter sido retidas no passado devido a associação com o carmim, 2021 pode ser um ponto de virada. “Os alimentos com coloração vermelha são feitos com matérias-primas como rabanete, cenoura, batata-doce vermelha e frutas vermelhas, incluindo groselha, sabugueiro e chokeberry, portanto, têm um apelo realmente amplo ao consumidor”, afirma Jansen.

Em uma pesquisa da Naturex, consumidores no Reino Unido, Alemanha, França, Rússia, Suécia e Arábia Saudita foram solicitados a definir quais cores associavam a benefícios para a saúde. “Amarelo e laranja foram associados com imunidade e vitalidade, vermelho com energia e vitalidade e azul e verde com imunidade, relaxamento e sono”, explica Nathalie Pauleau, gerente global de produtos Natural Colors na Naturex. “Azul e verde têm fortes conexões com saúde, vitalidade, relaxamento e bem-estar e há muito tempo são associados à natureza, portanto, esperamos que essa tendência de cor permaneça forte em 2021”, comenta.

Para Andrew Kendrick, gerente sênior de tecnologia e inovação da DDW The Color House, as frutas vermelhas estão se destacando ainda mais. “Vemos uma demanda notável por frutas exóticas e vermelhas de verão, que têm conotações positivas para a saúde, quando olhamos para o outro lado da crise do Coronavírus”, observa.

Para Goodman, a psicologia da cor é mais importante do que nunca, à medida que os consumidores buscam produtos que os ajudem a se sentir melhor, tanto física quanto emocionalmente, em momentos de estresse. “Roxos brilhantes e vibrantes são energizantes, enquanto cores quentes e terrosas costumam combinar-se com sabores como baunilha, café e canela para oferecer uma sensação reconfortante”, afirma.

A ADM prevê que esse seja um fator importante na escolha dos consumidores de alimentos e bebidas em 2021. A Covid-19 teve papel nisso à medida que os consumidores recorrem a alimentos e bebidas que têm foco na saúde e apoiam objetivos de saúde e bem-estar, bem como imunidade. “Cores animadoras, como amarelo e laranja, estão intimamente ligadas à vitamina C e antioxidantes, enquanto as cores vermelhas estão associadas a sensações de níveis elevados de energia”, acrescenta Goodman.

Embora muitos consumidores estejam em quarentena devido à pandemia, estão cada vez mais usando as mídias sociais como uma ferramenta para se conectar com outras pessoas. E estão recorrendo a plataformas visuais como Instagram e Tik Tok para documentar momentos para amigos e familiares, incluindo a exibição de alimentos e bebidas que estão consumindo. “Cores brilhantes e atraentes e apresentações de produtos fazem com que os seguidores parem de percorrer seus feeds, tornando os alimentos e bebidas coloridos os mais propensos a ganhar impressões nas redes sociais”, comenta Goodman.

A pesquisa da ADM observou que 30% dos consumidores afirmam que apresentações envolventes de alimentos os motivam a postar nas redes sociais. “Mais notavelmente, vimos ofertas como macarrons, sobremesas e bebidas inovadoras subirem ao topo das páginas de mídia social à medida que os consumidores exploram produtos com apelo visual. Os desenvolvedores de produtos podem usar cores vibrantes derivadas da natureza para fornecerem experiências únicas dignas de compartilhamento”, explica Goodman.

Roland Beck, chefe da unidade de negócios da Döhler, diz que durante a pandemia, a comida caseira se tornou mais comum e os consumidores têm experimentado na cozinha. “O resultado dessas ‘experiências’ é orgulhosamente compartilhado com amigos e familiares por meio da mídia social. Como a aparência desses produtos é de extrema importância, as cores continuarão a ter um papel vital nisso”, afirma.

Cores que chamam a atenção são uma das principais tendências na panificação e principalmente no mercado de biscoitos e bolachas, afirma Beck. “As plataformas de mídia social estão cheias de produtos caseiros e comerciais que impressionam com cores incríveis”.

Além disso, cores vibrantes que chamam a atenção estão ajudando os fabricantes a diferenciar os seus produtos, de acordo com Pauleau da Naturex. “Azul, verde e roxo funcionam bem fotograficamente em plataformas de mídia social. São especialmente procurados em confeitaria, decoração, sorvetes e bebidas”, afirma.

Para Jansen, da GNT, a “Instagramabilidade” é a chave para o sucesso do produto, especialmente para os consumidores mais jovens. “Isso pode significar cores e temas espetaculares, como arco-íris e galáxias, mas muitas vezes é simplesmente o uso de cores vibrantes e poderosas que têm um impacto visual imediato. Um dos motivos pelos quais esperamos que o vermelho tenha tanto sucesso em 2021, é a sua popularidade nas redes sociais. O vermelho traz emoção, energia e sensação de diversão para alimentos e bebidas, o que aumenta o fator de capacidade do Instagram”, afirma.

Tons vibrantes têm apelo duradouro entre os consumidores, que só se tornou mais forte na era da mídia social, enfatiza Jansen. “Embora alguns dos tons mais marcantes já tenham sido associados a cores sintéticas, os fabricantes agora podem anunciar que os seus produtos são coloridos com frutas e vegetais; então, estão fazendo um grande retorno”, explica ela.

À medida que mais consumidores procuram ingredientes feitos sob medida para a saúde e o bem-estar geral, a cor pode desempenhar um papel na sinalização de benefícios à saúde, como suporte imunológico, presença de antioxidantes e muito mais, comenta Goodman, da ADM. “Superfrutas, como sabugueiro e mirtilo, podem fornecer tons de vermelho e roxo profundos, enquanto também contribuem com antioxidantes naturais”, observa.

Enquanto as cores suaves permanecem populares em conjunto com os sabores calmantes, a ADM antecipa que os consumidores buscarão cores fortes e brilhantes associadas a um melhor humor e sensação de felicidade em várias aplicações de alimentos e bebidas.

De acordo com Beck, da Döhler, as antocianinas, que produzem tons de vermelho a azul, estão caminhando para o sucesso nos próximos meses. “As cores à base de antocianina, como a cenoura preta ou o sabugueiro, terão grande demanda devido as suas propriedades antioxidantes e eliminadoras de radicais”, prevê.

Lippert, da Lycored, prevê que as fontes de sabor vão liderar o caminho das cores. “Assim sendo, o laranja-sangue e o laranja-avermelhado são verdadeiras áreas de crescimento”, afirma.

Para Jansen, da GNT, o hibisco é uma matéria-prima empolgante. “Semelhante a rabanetes e cenouras, os hibiscos podem fornecer uma coloração vermelha extremamente digna de Instagram para produtos que os tornam ideais para 2021. Nossos alimentos para colorir à base de hibisco também são ótimos para listas de ingredientes, porque o hibisco é um ingrediente extremamente na moda, sendo usado de coquetéis à produtos assados”, diz Jansen.

Fonte: Food Ingredients First




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001