Alimentos lácteos, doces e salgados, são uma base versátil para ingredientes funcionais que apoiam a saúde imunológica, bem como a saúde do cérebro e a saúde digestiva. Além dos probióticos, que suportam todas essas três categorias de saúde, alguns ingredientes funcionais familiares e emergentes também estão em foco.
Pesquisas identificaram que o suporte imunológico é um fator de compra atraente. Entre os ingredientes mais procurados para suporte imunológico estão vitamina C, vitamina D, zinco, probióticos e adaptógenos, como equinácea, açafrão e gengibre. A vitamina D é encontrada naturalmente em laticínios integrais.
Agora, os cientistas acreditam que a vitamina D atua diretamente nas células do sistema imunológico, que desempenham papel fundamental nas doenças autoimunes. Um artigo de 2020 na Nutrients (“Efeito da Vitamina D na Função Imune”) descreve a importância da vitamina D na regulação do sistema imunológico inato e adaptativo, conforme demonstrado pela descoberta da presença da expressão do receptor de vitamina D em quase todas as células do sistema imunológico.
Outro artigo da Nutrients de 2020 (“Os efeitos da vitamina D no sistema imunológico e doenças inflamatórias”) esclareceu que a deficiência de vitamina D está relacionada a um maior risco de doenças cardiovasculares, infecciosas e auto inflamatórias. Numerosos estudos observacionais demonstraram que os níveis séricos de vitamina D também estão inversamente correlacionados com a incidência e gravidade da Covid-19.
O leite é a fonte alimentar número 1 de vitamina D. Praticamente todo o leite, bem como alguns iogurtes e queijos, são enriquecidos com vitamina D.
Normalmente pensamos na saúde do cérebro como um problema para os idosos. Mas uma boa saúde cerebral começa no útero e continua com nutrientes importantes para o desenvolvimento do cérebro em bebês e crianças pequenas. A primeira infância é uma época de rápido desenvolvimento do cérebro e a colina aumenta a capacidade do cérebro de crescer e funcionar bem.
Em um artigo de 2022 (“A suplementação de colina pré-natal melhora a atenção sustentada da criança: um acompanhamento de 7 anos de um estudo randomizado de alimentação controlada”), pesquisadores da Universidade de Cornell confirmaram o papel crítico que a colina desempenha no desenvolvimento cognitivo infantil. Essa nova pesquisa mostra que as mulheres grávidas que tomaram mais do que o dobro da dose recomendada de colina durante a gravidez, tiveram filhos que demonstraram benefícios cognitivos significativos durante a primeira infância. A colina também tem sido associada a um melhor desempenho cognitivo em adultos mais velhos.
Um crescente corpo de pesquisa indica que a saúde intestinal desempenha papel crítico na saúde geral, além de ter uma forte relação com a imunidade. Em dezembro de 2021, a FDA aprovou o status de fibra alimentar da goma acácia. A fibra de acácia é única porque fermenta lentamente. A evolução do teor de fibra acácia durante a vida útil de produtos lácteos contendo bactérias lácticas vivas é muito pequena em comparação com outras fibras.
A fibra de acácia é um ingrediente natural usado principalmente na indústria de laticínios como fibra prebiótica, mas também para fornecer texturas específicas a produtos lácteos, como iogurtes, cremes e leites.
Em sua 10ª pesquisa anual lançada recentemente (“O que está em alta na nutrição”), a Pollock Communications cita que nutricionistas preveem que os principais impulsionadores de compra de 2022 serão alimentos e bebidas que não apenas apoiam a imunidade, mas também são acessíveis e promovem conforto e bem-estar.
Fonte: Dairy Food