Esconder

//

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Garantia de qualidade dos probióticos começa com a estabilidade da cepa

Com os probióticos oferecendo uma abordagem proativa e holística para estimular a saúde intestinal, não é surpresa que os consumidores busquem esse tipo de produto. Espera-se que o mercado de probióticos alcance US$ 57,4 bilhões até 2022, registrando um CAGR de 7,7% ao longo de 2016 a 2022.

Porém, antes dos proprietários de marcas incorporarem os probióticos em seu portfólio de produtos, devem observar que manter a eficácia da cepa pode ser um grande desafio. Como os probióticos são sensíveis ao calor, água, pH e, até mesmo, aos níveis de oxigênio, os suplementos devem ser cuidadosamente elaborados para garantir a estabilidade em todos os estágios de desenvolvimento, da formulação ao transporte até as prateleiras.

Formulando para estabilidade de cepas, seguindo as melhores práticas de fabricação e fazendo parceria com um fornecedor confiável, os proprietários das marcas podem fornecer produtos eficazes e de alta qualidade adaptados à demanda do consumidor.

Um dos principais fatores a serem considerados ao formular com probióticos é que são organismos vivos, portanto, devem permanecer em um estado de animação suspensa antes do consumo, o que é feito por meio de processos como a liofilização. Nesse estado, estão vivos, mas não crescem ou utilizam quaisquer nutrientes.

No entanto, os organismos vivos não são feitos para permanecer nesse estado, então, as bactérias vão começar a morrer lentamente e tornar o probiótico inútil. A cultura probiótica, que é composta por bilhões de células bacterianas, diminuirá sua potência com o tempo, o que significa que a cultura tem uma data de validade ou vida útil, o que pode variar dependendo da temperatura de armazenamento, forma de dosagem ou embalagem. É fundamental compreender e otimizar cada formulação para a estabilidade do probiótico e garantir que a data de validade esteja devidamente rotulada na embalagem do suplemento para fornecer uma dose eficaz.

Como os probióticos são sensíveis ao calor, as bactérias correm o risco de morrer à medida que a temperatura sobe acima de zero. Uma das soluções mais fáceis para esse desafio é simplesmente refrigerar o suplemento.

A fabricação de suplementos probióticos refrigerados protege as bactérias e permite que os formuladores adicionem menos cepas vivas em um suplemento probiótico. Como a maioria das bactérias permanecerá viva durante a vida útil do suplemento, um produto refrigerado requer menos quantidade de cepas vivas do que um produto estável.

No entanto, muitos proprietários de marcas evitam probióticos refrigerados por causa dos custos adicionais de transporte e armazenamento. Caminhões quentes, ambientes áridos de varejo ou consumidores desavisados, que deixam os produtos no calor, também podem impactar negativamente a eficácia dos probióticos refrigerados.

Para produtos não refrigerados padrão, garantir a eficácia ao longo do seu prazo de validade é viável, mas exige um pouco mais de trabalho. Os formuladores podem usar métodos comuns de estabilidade, como aumentar a quantidade de cepas vivas dentro do produto, para garantir que as cepas probióticas forneçam aos consumidores os benefícios de saúde necessários.

Embora a maioria das bactérias morra antes do consumo, o suficiente sobreviverá para produzir um resultado benéfico. Embora isso possa ser econômico com relação a transporte e armazenamento, os formuladores devem ter em mente que os probióticos de longa duração podem consumir até 10 vezes mais do que os seus equivalentes refrigerados.

A temperatura é apenas um fator que desempenha papel importante em manter vivas as bactérias amigáveis. Os suplementos probióticos também devem permanecer secos; a água pode ativar o probiótico e tirá-lo da animação suspensa. Os proprietários das marcas devem avaliar cuidadosamente as suas embalagens para garantir que o suplemento permaneça seco durante o transporte, armazenamento e colocação do produto em um ambiente de varejo.

Investir em embalagens eficazes e de alta qualidade é fundamental, assim como saber qual embalagem funciona melhor para formas farmacêuticas específicas.

Para cápsulas, a combinação de um frasco com um dessecante geralmente oferece a melhor proteção contra fatores ambientais. O dessecante protege o produto da água e da umidade para estender a vida útil do produto.

Nem todas as cepas são criadas da mesma forma, pois a quantidade de umidade que o material permite que penetre é uma consideração importante. Um fornecedor experiente pode ajudar a recomendar o tipo certo de embalagem para diferentes formatos de entrega. Também podem fornecer informações sobre a regulação da temperatura, bem como datas de validade precisas para cada cepa. A parceria com um fornecedor confiável ajudará a garantir o controle de qualidade em todo o processo, desde a matéria-prima até o produto acabado.

Além das formas farmacêuticas tradicionais, como comprimidos e cápsulas, os consumidores estão cada vez mais interessados em formatos de entrega inovadores para a saúde digestiva. No entanto, manter a estabilidade da cepa em formatos de entrega alternativos, como alimentos e bebidas, pode ser seu próprio desafio.

Embora alguns formatos de alimentos e bebidas - como chocolate, iogurte e bebidas em pó - se prestem bem à preservação de cepas, outros, como o kombuchá, são um pouco mais desafiadores.

Para incorporar probióticos em produtos processados com alto teor de água e alta temperatura, bactérias formadoras de esporos podem ser a solução. Um exemplo é a cepa de Bacillus subtilis Bss-19, altamente estável e robusta, que é adepta para sobreviver a algumas das aplicações funcionais mais difíceis quando as bactérias ácido lácticas tradicionais, como Lactobacilos ou Bifidobactérias, podem não ser ideais.

Os esporos criam uma oportunidade para os proprietários de marcas lançarem produtos em formatos de tendência, como gomas, chás fermentados, barras e snacks, em que as condições podem não apoiar os probióticos da categoria mais estabelecida de bactérias lácticas.

Por exemplo, os esporos funcionam bem em formatos pastosos, apesar do fato de que o processo envolve temperaturas extremamente altas. Além disso, os esporos probióticos são fortes o suficiente para sobreviverem ao ácido do estômago e fornecerem benefícios ao intestino delgado, melhorando a saúde intestinal.

Ingredientes naturais bem conhecidos, como equinácea e sabugueiro, podem revelar efeitos sinérgicos com certas cepas probióticas para fortalecer ainda mais a saúde imunológica, enquanto os botânicos, como cranberry, podem ser combinados com cepas probióticas que apoiam a saúde feminina.

O emparelhamento de probióticos com outros ingredientes pode afetar a estabilidade da cepa, por isso, é essencial trabalhar com um fornecedor que testou essas combinações exaustivamente para confirmar a sua compatibilidade.

Formatos e combinações emergentes exigem conhecimento profundo de formulação para garantir que as declarações na embalagem sejam válidas durante todo o prazo de validade do produto. Colaborar com um fornecedor que tem experiência em outros ingredientes e em uma variedade de formatos de entrega ajudará a agilizar os processos, ao mesmo tempo que fornecerá um produto final de qualidade.

Embora a temperatura, a embalagem e os formatos de entrega sejam considerações importantes para a estabilidade da cepa, o fator mais importante ao formular um produto estável é a própria cepa.

A estabilidade varia dramaticamente entre as cepas; mesmo aquelas que são 99% semelhantes podem ter uma estabilidade muito diferente na formulação do produto. Os fornecedores devem testar cada cepa individualmente para garantir que sejam capazes de manter a estabilidade ao longo da vida de prateleira do produto e nas aplicações finais.

Ao buscar a estabilidade da cepa, os formuladores também devem buscar fornecedores que utilizem processos eficientes de fermentação e secagem de concentração, bem como tecnologia de estabilidade. Esses processos garantem que o probiótico chegue aos consumidores em sua forma mais ativa e ideal.

Conforme a demanda por probióticos cresce e mais produtos se infiltram no mercado, os proprietários de marcas podem se destacar dos seus concorrentes desenvolvendo produtos eficazes que geram benefícios perceptíveis.

E, trabalhando com um parceiro que entende a importância da estabilidade da deformação e tem o conhecimento técnico para apoiá-la, os proprietários das marcas estarão bem equipados para entregar produtos novos em formatos inovadores que atendam a demanda do consumidor.

Fonte: Nutraceutical Business Review




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001