Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Flexitarianismo aquece mercado Plant-based

Mudança nos hábitos alimentares dos brasileiros representam oportunidade de investimento no mercado de proteínas vegetais

Uma das principais tendências que tem se visto nos últimos anos é a crescente busca pela saudabilidade. Cada vez mais os consumidores estão buscando produtos que agreguem saúde e sabor em seu dia a dia. O movimento flexitariano chega para impulsionar o mercado de proteínas vegetais, criando uma crescente demanda por produtos saborosos, feitos à base de plantas.

O termo “flexitarianismo” deriva da combinação das palavras flexível e vegetariano. É um estilo de vida que prioriza o maior consumo de alimentos ou bebidas à base de proteína vegetal, mas sem necessariamente excluir produtos de origem animal. O que os flexitarianos buscam é uma dieta equilibrada e saudável, associada também à adoção de atitudes mais sustentáveis.

Uma pesquisa realizada em 2020 pela ADM em parceria com o IBOPE mostrou que 52% dos 2 mil entrevistados já experimentaram produtos à base de proteína vegetal (Plant-based), e 42% dos que ainda não experimentaram possuem interesse em experimentar, o que sinaliza uma crescente oportunidade de investimento para as empresas nesse setor.

Pesquisa traz insights para a Indústria de Alimentos e Bebidas

A gerente de marketing de Nutrição Humana da ADM, empresa que fornece soluções de proteínas vegetais para empresa do setor, Alessandra Mattar comenta que as principais motivações dos entrevistados para consumir produtos Plant-based são a saúde, a qualidade nutricional, paladar, sabor e prazer. “Ficou claro que os consumidores estão interessados não somente no icônico hambúrguer, mas também estão abertos a novas opções, como os petiscos de base vegetal pré-prontos, trazendo uma clara associação da busca por conveniência com uma alimentação indulgente e mais equilibrada”.

Um dos pontos mais interessantes, descobertos na etapa qualitativa da pesquisa da ADM, diz respeito a detalhes que podem frustrar os consumidores plant-based e levá-los à rejeição deste tipo de produto, algo que é de extrema importância para a indústria de alimentos e bebidas que podem fazer ajustes em seus produtos para garantir assertividade e agradar a esta parcela de consumidores.

Alessandra explica que os entrevistados que fazem parte do perfil flexitariano revelaram que há o desejo de consumir produtos de base vegetal semelhantes às versões em proteína animal. “Contudo, há o risco de frustração que pode impactar o processo de decisão e escolha. Então, se não é possível ter um produto de fato semelhante, muitos flexitarianos preferem aqueles que não se proponham a imitar, mas que tenham sua própria identidade de sabor, textura e, até mesmo, que sejam originais inclusive em seus nomes, com comunicação esclarecedora e benefícios destacados inclusive na embalagem do produto”.

Seu melhor parceiro de solução está aqui!

Com o maior complexo de proteína de soja da América Latina localizado em Campo Grande, a ADM oferece para o setor de alimentos e bebidas um extenso portfólio de ingredientes e soluções à base de proteínas vegetais, podendo auxiliar no desenvolvimento de produtos saudáveis e saborosos líderes de mercado. O presidente de Nutrição Humana LATAM da ADM, Roberto Ciciliano comenta: “Todas as nossas soluções destinadas ao mercado de alimentos Plant-based são produzidas em Campo Grande, com ingredientes de alta qualidade e aqui destaco a soja, cujo grão possui a melhor qualidade nutricional entre todas as proteínas vegetais disponíveis, tanto por conta da sua biodisponibilidade quanto pela sua composição de aminoácidos essenciais. Além disso, por conta da sua funcionalidade tecnológica, a proteína de soja contribui para melhorar a textura e sabor do produto final”.

Sobre a liderança da ADM no setor de proteínas vegetais, Roberto finaliza “Estamos trabalhando intensamente para estabelecer posições de liderança junto às principais áreas de crescimento e o segmento de proteínas alternativas é um dos que mais crescem. A ADM está na vanguarda dessa tendência com seu amplo portfólio derivado de plantas, além de grãos, extratos botânicos, sabores e aromas que, em conjunto com o empenho dos nossos experts, entregam soluções de alta performance aos nossos clientes, alinhadas às demandas mais emergentes dos consumidores finais”.

Fale com a ADM e usufrua dos mais de 75 anos de inovação em proteínas alternativas. nutrititionsolutions@adm.com




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001