Os mais inovadores produtos e ingredientes alimentícios de 2016 venceram o Fi Innovation Awards, a principal premiação nacional da indústria do setor. Soluções de 35 empresas foram avaliadas, e concorreram nas categorias Produto Final Mais Inovador, Produto Final Funcional Mais Inovador, Ingrediente Alimentício Mais Inovador e Ingrediente Funcional Mais Inovador. A cerimônia de premiação aconteceu ontem, dia 23 de agosto, às 20h, o primeiro dia da 20ª Food ingredients South America (FiSA). O evento, que acontece no Transamerica Expo Center até o dia 25, é o maior encontro da indústria alimentícia para a América Latina.
Como Produto Funcional Mais Inovador, a Capsugel, líder mundial na fabricação de cápsulas duras e de soluções inovadoras orais, foi a ganhadora com KRIAM e PREST. O produto, lançado neste ano, é feito à base do óleo Superba Krill. De acordo com a empresa, o óleo de Krill é, por si só, alternativa única na administração de EPA e DHA por ser um fosfolipídeo, permitindo assim maior biodisponibilidade ou absorção dos ácidos graxos. Além disso, ele é envasado pela tecnologia LICAPS, processo exclusivo e patenteado, que isola o nutriente da oxidação (extremamente nocivo à integridade do óleo de Krill), garantindo estabilidade e manutenção de funcionalidade. O produto ainda evita o refluxo indesejado das terapias tradicionais de ômega e proporciona menor odor e gosto residual.
Na categoria Produto Alimentício Mais Inovador, foi contemplado o Queijo Azul com Nozes e Damasco Santo Casamenteiro, da companhia Queijos Cruzília. “Foi um desenvolvimento desafiador que alia a boa e secular tradição queijeira mineira com tecnologias modernas de produção. Após várias discussões, o Ministério da Agricultura permitiu que o queijo base, um queijo de mofo tipo gorgonzola, pudesse ser chamado por uma denominação brasileira 'Queijo Azul’, de inspiração dinamarquesa, mas com um inovador toque de brasilidade, que lhe permitiu o sobrenome Azul de Minas. Desenvolvemos o processo para que nosso queijo pudesse ter esse percentual maior de creme de leite, além de adicionarmos em camadas e no acabamento, o damasco e as nozes, para suavizar e inovar na textura e no sabor”, diz Luiz Sérgio Medeiros de Almeida, diretor industrial da Queijos Cruzília.
A Proteios Nutrição Funcional, de Ribeirão Branco (SP), com o Complemento Nutricional Funcional (CNF), fonte de proteína vegetal da planta ora-pro-nobis, foi laureada com o troféu de Ingrediente Alimentício Funcional Mais Inovador. O CNF é utilizado com o objetivo de melhorar o perfil nutricional de produtos alimentícios industrializados que usam matérias-primas abundantes em algumas épocas do ano, mas que são pobres em nutrientes. Além disso, esse ingrediente entra na utilização como espessante de algumas formulações, acrescenta antioxidantes e fibras em produtos finais e torna mais apetitosos sorvetes e doces, graças à contribuição com a cor e a textura em suas massas.
Como Ingrediente Alimentício Mais Inovador, a escolhida foi a Ingredion, que apresentou a marca VITESSENCETM Pulse, que oferece farinhas proteicas de diferentes leguminosas. Entre elas, a farinha de grão-de-bico, de lentilha, de ervilha e de fava, todas com alto teor de proteína e fibra, e baixo teor de gordura. Vale dizer que o cultivo das leguminosas dispensa o uso de fertilizantes, já que estas variedades têm a capacidade de produzir o nitrogênio necessário para seu desenvolvimento. VITESSENCETM Pulse pode ser utilizada em produtos lácteos, de panificação, massas, molhos e snacks.
Participaram do comitê técnico que selecionou os vencedores profissionais da indústria alimentícia, entidades de classe, como Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (sbCTA), Bureau Soluções e Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR), e a professora Glaucia Pastore, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os especialistas avaliaram técnica, benefícios nutricionais e funcionais, embalagem, processo produtivo, impacto econômico e sustentabilidade.
Confira o que os expositores trazem este ano ao pavilhão:
Alibra traz para a FiSA a praticidade dos seus ingredientes
Sopas, pizzas e sucos com ingredientes nanoencapsulados foram algumas das novidades que podem ser provadas no estande da empresa.
No primeiro dia da Food ingredients South America 2016, o estande da Alibra tornou-se ponto de encontro para quem quis sabor e praticidade. A empresa, que é referência em soluções alimentícias, preparou um cardápio no qual era possível encontrar pratos para todos os gostos. O grande destaque, porém, ficou para o corner das pizzas, preparadas com a cobertura sabor mussarela Mozzalet e com Rekmozana (cobertura sabor requeijão). Quem visitou o local pôde ainda experimentar uma sopa sabor parmesão (com baixo teor de sódio, redusal e fumarato ferroso nanoencapsulados) e pães de queijo (com condimento em pó sabor queijo parmesão).
A Alibra ainda preparou sucos “nano bones” sabor maracujá (com colágeno, vitaminas e carbonato de cálcio nanoencapsulados), shake procasein sabor mix de frutas (com ômega 3 nanoencapsulado), bebida proteica sabor chocolate e um cappuccino, servido quente ou gelado, sabor canela com fitoesterol microencapsulado dispersível.
Reforçando o compromisso de oferecer soluções saudáveis para os seus clientes, a Alibra destacou também a linha de sorvetes e iogurtes light nas versões zero açúcar, sacarose, lactose e gordura.
ADM
Os visitantes do estande da Archer Daniels Midland (ADM), líder global do setor de proteínas e uma das maiores produtoras mundiais de aromas para alimentos do mundo, terão a oportunidade de sentir, ver e degustar diversos tipos de alimentos que contam com fibra solúvel e proteínas especiais de soja produzidas pela empresa. Com um amplo portfólio, a ADM oferece uma linha de proteínas concentradas de soja – ARCON – proteínas isoladas – PROFAM – e proteínas texturizadas – TEXTURA – que atendem as necessidades de textura e nutrição de seus clientes. As linhas CardioAid (fitoesteróis), Fibersol (fibra solúvel) e Clarisoy (proteína isolada de soja), permitem formular produtos inovadores que atendem a demanda da indústria de alimentos. A ADM inaugurará no Mato Grosso do Sul uma fábrica de proteínas para atender grandes volumes, sustentados pela atuação da empresa em toda a cadeia da soja. Ali, será fabricado o portfólio completo de proteínas especiais de soja.
AAK
A AAK é especializada em gorduras vegetais especiais. Na FiSA, apresenta novidades como o TROPICAO, chocolate que evita o fat bloom relacionado ao calor, ou seja, mantém as características sensoriais do produto em temperaturas de até 37º C, uma solução para os países quentes, além de ampliar a validade do produto por mais seis meses. Outra novidade é o Akopastry, uma solução de redução de custos para massas folheadas de alta qualidade. Esta linha de produtos se destaca por reduzir o teor de gordura do produto final em 20%, garantindo a mesma qualidade, textura e aparência visual de sua massa folhada. É possível também reduzir as matérias-primas em até 20% ao mesmo tempo que mantém a altura da massa folheada e melhora a estrutura de laminação.
Atlântica Foods
Na FiSA, a Atlântica Foods apresenta matérias-primas para a indústria de alimentos, tais como sucos e concentrados de frutas, além da linha de nuts. A empresa atende demandas taylor-made e serve o cliente com acompanhamento da venda, controles logístico e financeiro, informação acurada de mercado e garantia de fornecimento.
CP Kelco
Nesta edição de 20 anos da FISA, a CP Kelco apresentará novidades em biopolímeros multifuncionais que podem ser utilizados em bebidas, alimentos e produtos de consumo, além de substituir gelatina e amido. Outras grandes novidades em produtos são: GENU® pectina B4F-200 – estabilização de proteína antes da fermentação e KELCOGEL® HPET goma gelana, para estabilização de meio ácido proteico animal ou vegetal via hot fill ou UHT, fat free. Além disso a CP Kelco contará com um kit dermocosmético e nutracêutico com foco em texturas alimentícias para diferentes demografias e zero sintéticos. No estande, a empresa oferece degustação de novidades em drinks de mixologia.
Döhler
A Döhler apresenta na FISA amplo portfólio, com mais de 60 produtos, incluindo soluções em ingredientes e aplicações para alimentos e bebidas com experiências multissensoriais. Cookies e biscoitos com inclusões de fruta; barras de cereais com alto teor de proteína verde; bebidas de amêndoa, aveia, arroz e leite de coco para produtos sem lactose; iogurtes com alto teor de fruta e inclusões inovadoras, como as bubbles (pérolas de alginato com centro líquido para adição de sucos, corantes e aromas naturais); bebidas de fruta com redução e/ou eliminação de açúcar; bebidas alcoólicas cremosas; e uma linha de carbonatados premium são algumas das novidades que estarão disponíveis para degustação no estande.
Serviço:
20ª Food ingredients South America
De 23 a 25 de agosto de 2016, das 13h às 20h
Local: Transamerica Expo Center
Endereço: Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo (SP)
Site: fi-events.com.br
O credenciamento, online e gratuito, já está disponível. No local, a partir do primeiro dia de feira, o acesso terá custo de R$ 50.
Sobre a FiSA
A Food ingredients South America, que está na 20ª edição, é o único evento focado em ingredientes alimentícios da América Latina. A Feira reúne a cada edição cerca de 10.500 profissionais qualificados, nacionais e internacionais, de 42 países.
Sobre a UBM
Líder global em mídia de negócios, a UBM é a 2ª maior organizadora de eventos no mundo. Com expertise em promover e incentivar o networking e os negócios entre empresas dos mais diversos segmentos de mercado, a empresa está presente em 20 países nos 5 continentes, e tem 5.000 funcionários atuando em dezenas de setores, que passam por alta tecnologia, moda e vão até o setor de saúde. Conecta profissionais de diversas indústrias, como Construção Civil, Transporte de Carga, Logística e Comércio Internacional, Portos, Terminais e Armazéns, Tecnologia e Eletrônica, Médica e Farmacêutica, Ingredientes Alimentícios, Metroferroviária e Naval.