Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Fi Innovation Awards anuncia finalistas da edição 2019

Vencedores serão conhecidos no primeiro dia da Food ingredients South America, 20 de agosto.

O Fi Innovation Awards, principal premiação nacional de inovação das indústrias de ingredientes, alimentos e bebidas anuncia os finalistas da sua próxima edição. A entrega do prêmio aos vencedores acontece no dia 20 de agosto, dia da abertura da Food ingredients South America 2019, às 20h, durante coquetel.

Foram selecionados os produtos que mais chamaram atenção dos jurados em quatro categorias: Ingrediente, Ingrediente Funcional, Produto e Produto Funcional. Serão três premiados em cada uma, com exceção de Produto Funcional, que indicará apenas um vencedor. O comitê de julgamento recebeu os concorrentes no dia 31 de julho, no Hotel Transamérica, em São Paulo.

“Notamos que, cada vez mais, as companhias inovam pensando em atingir não apenas o público vegano ou vegetariano, mas também pessoas que querem adotar uma alimentação mais saudável e expandir sua dieta de produtos não cárneos. Tudo isso sem abrir mão do sabor”, comenta Márcia Gonçalves, gerente da FiSA.

Confira os finalistas

Produto Mais Inovador

  • Atlhetica Nutrition com Best Vegan - primeira proteína vegetal gourmet do Brasil, com foco no sabor, com formulação inovadora. Destaque pela ausência de forte sabor residual da proteína vegetal, mantendo a quantidade de proteína por porção ideal para o mercado. Tem quatro fontes proteicas, livre de transgênicos. Possui adoçantes naturais e baixíssimo sódio.

Mrs Taste com Mel-Free e Maple-Free – são elaborados a partir do isomalto-oligossacarídeo, fibra alimentar muito utilizada na Ásia e América do Norte. A empresa desenvolveu um produto com textura muito similar ao mel tradicional, sem nenhum ingrediente realmente de origem animal. Também no sabor “xarope de maple”.

  • Seara Alimentos com Incrível Burger Seara Gourmet - primeiro hambúrguer vegetariano desenvolvido através da reconstrução da composição nutricional da carne bovina, apresentando como resultado, textura, suculência e sabor idênticos ao da carne. Processo de mistura e moldagem permite elaboração de um produto similar à carne, tendo como matérias-primas ingredientes em pó.

Seara Alimentos com Seara Linha Nature - primeira linha de produtos cárneos do Brasil feita apenas com ingredientes da natureza, seguindo a tendência clean label, sem conservantes e sem aditivos. Apresenta-se como alternativa inovadora e única para consumidores que buscam maior naturalidade.

Super Bom com Burger Gourmet Vegan - inovação no mercado vegetariano/vegano. É hambúrguer vegano com aroma, sabor, cor e textura semelhante ao de origem animal, no entanto, totalmente plant-based, feito à base de ervilha. Com 15g de proteína, complementa as necessidades proteicas diárias com facilidade, sendo o elemento que faltava para criar os melhores lanches com mais sabor e nutrição, respeitando os animais e o meio ambiente.

Produto Funcional Mais Inovador

  • Danone com Activia Shot Diário - leite fermentado com Bifidobacterium animalis CNCM I-2494, com preparado de frutas para dietas com restrição de lactose. Activia Shot possui duas vezes mais probióticos que a linha regular, ou seja, contém 8 bilhões de probióticos naturais em 100g de produto. A linha ainda é zero lactose, zero glúten, zero conservadores e preparada com ingredientes de origem natural.

Essencial Nutrition com Quantum Leap - Primeiro produto pronto para consumo do Brasil com o ingrediente isomaltulose (Palatinose™), carboidrato de baixo índice glicêmico que fornece energia gradual aos músculos e também ao cérebro, sem picos de glicemia e insulina no sangue.

  • Produza Foods com Olichia - Óleo composto de chia e azeite de oliva, a linha inova, pois integra ômega-3, 6 e 9, resultando em uma excelente relação entre esses três ômegas, associando capacidade nutricional ao gosto e aroma do azeite, associado às essências naturais de cada sabor da linha.

Ingrediente Mais Inovador

Döhler com Lemon Oil Hi-Fold - tecnologia de “limpeza” do óleo de limão onde foi possível chegar em até 99% de exclusão dos terpenos existentes no óleo da fruta. O processo é realizado por meio de tecnologias que mantêm os atributos sensoriais desejados para um aroma de limão. Ao mesmo tempo, a exclusão quase total dos terpenos oferece um material com shelf-life muito melhor, baixíssima dosagem de uso e alta solubilidade em bases hidroalcoólicas.

Duas Rodas com Gran Flavor - o ingrediente potencializa e fixa o aroma, dá resistência a altas temperaturas, e prolonga vida útil do aroma dentro do produto alimentício, além de inibir oxidação em aromas cítricos. A inovação se deu com o princípio da similaridade de quatro tecnologias: absorção, cristalização, spray on e spray chilling. A tecnologia tem como princípio a incorporação e encapsulação de uma base aromática concentrada em excipientes sólidos utilizados como veículos.

  • DuPont com Danisco Vege Cultures - linha de culturas especialmente desenvolvida para aplicação em diferentes matrizes vegetais, como soja, ervilha, coco, castanhas (amêndoas, castanha de cajú, nozes), cereais (aveia, milho, arroz), sucos à base de frutas e vegetais, além de outros tipos de bebidas fermentadas. O amplo portfólio, com atualmente 11 culturas, permite adequar a melhor cultura de acordo com a matriz, processo e perfil sensorial desejável, fornecendo diferentes propriedades em termos de sabor, textura e acidificação.
  • Ingredion com VERSASWEET 1024 - linha foi desenvolvida para reduzir a quantidade de açúcar em alimentos e bebidas, substituindo o dulçor e funcionalidade do açúcar, oferecendo ao consumidor a experiência que procura em doces, laticínios, sorvetes e produtos de panificação, mas com menos açúcar. É um xarope de glucose convertido enzimaticamente com DE (dextrose equivalente) de 26 a 30, e com baixos níveis de dextrose e maltose (DP1 e DP2). É oferecido em duas versões: líquida (xarope) e em pó, e fornece redução de açúcar entre 25% e 67%, em comparação aos xaropes / sólidos padrão de milho com 40 DE (dextrose equivalente).

Kienast & Kratchemer com ANTIBRAUN™ FV - Ingredientes antiescurecimento tradicionais, como ácido cítrico, podem promover um gosto residual amargo em frutas frescas cortadas e minimamente processadas. ANTIBRAUN é um extrato concentrado de limão e frutas cítricas contendo bioflavonoides, polifenóis, ácido ascórbico e ácido cítrico, retardando o escurecimento e a deterioração microbiológica, estendendo o shelf life de frutas frescas cortadas. O residual amargo deste produto foi removido por ação enzimática.

Ingrediente Funcional Mais Inovador

Gelita com Tendoforte (peptídeos bioativos de colágeno) - A inovação nesse peptídeo está relacionada à sua atuação junto aos ligamentos e tendões, com mecanismo de ação que contribui para a redução na incidência de lesões e uma recuperação rápida, com retorno mais rápido aos treinos.

  • Lonza com UCII, colágeno tipo II não desnaturado - é composto por múltiplos polipeptídios que, juntos, formam um colágeno de tripla hélice. Ao ser ingerido percorre o aparelho digestivo sem sofrer nenhuma alteração em sua estrutura e ao chegar no intestino viaja até as placas de Peyer desencadeando um processo chamado de tolerância oral, induzindo a produção de células T Regs. reduzindo o processo inflamatório, o quadro de dor e devolvendo a mobilidade e conforto do usuário.
  • Naturex com TurmiPure GOLD - extrato de cúrcuma padronizado em curcuminoides, e formulado para ter, em dosagens cinco vezes mais baixas quando comparado a um extrato de cúrcuma convencional, a mesma funcionalidade, além de ser solúvel em água facilitando a aplicação em diferentes matrizes, incluindo alimentos e bebidas. Produto 100% natural e certificado orgânico, substitui anti-inflamatórios sintéticos com a mesma performance.
  • Naturex com ULTIMINE - ULTIMINE™ 8-10% Ferro é uma fonte de ferro orgânico produzido através de um processo patenteado de fermentação do koji. Essa fermentação resulta em matérias-primas de grau alimentício, incluindo minerais inorgânicos e cepas de koji (Aspergillus oryzae). O ferro é absorvido e internalizado durante o processo de fermentação o qual, quando finalizado, passa por um processo térmico para inativação da cultura – 100 mg de Ultimine contém 8 a 10 mg de ferro.

O que dizem os jurados

Luis Madi, diretor de assuntos institucionais do ITAL comenta que “a premiação é extremamente relevante. Vale a pena comentar que quase a totalidade da inovação da indústria alimentícia vem dos ingredientes, ou da combinação de ingredientes. Desde os funcionais até na categoria de Produto Mais Inovador: o ingrediente é a chave e a solução desses processos. E há também a exigência do novo consumidor, que vem acompanhando um processo histórico: antes, ele não exigia tanto, mas a associação de alimentação com saúde, impulsionada pelas mídias sociais, trouxe à tona novas preocupações em relação à nutrição e bem-estar”.

Para Suzana Lannes, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, divisão de Tecnologia de Alimentos, o prêmio “é um incentivo para se produzir produtos de melhor qualidade, com mais apelo nutricional. Apresentar esses avanços para os profissionais de áreas técnicas é muito importante, e é notável a melhoria de processos, como produtos cárneos que foram apresentados com novas tecnologias de produção com uma ótima qualidade”.

Os ganhadores de cada categoria têm suas marcas reconhecidas por toda indústria de alimentos e ingredientes, além de publicidade gratuita em veículos da FiSA, como site, e-mail marketing e mídias sociais – adianta a gerente do evento – além disso, poderão utilizar o selo Fi Innovation Awards em seus produtos”.




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001