De acordo com o estudo “Amor à Marca”, existe três vezes mais probabilidade de recomendar uma marca que amamos e duas vezes mais probabilidade de mantê-la quando comete erros. Essa lealdade e recomendação têm um profundo impacto comercial; por exemplo, em um negócio online típico, embora apenas 8% dos clientes sejam compradores recorrentes, eles respondem por 40% do faturamento desproporcional.
Portanto, vale a pena ser adorável. Mas como as marcas de alimentos e bebidas conseguem isso?
Embora a inovação possa ser um diferencial, marcas amadas não são necessariamente as mais inovadoras. O amor também não tem a ver com preço ou suporte ao cliente. Ao invés disso, o estudo sugere que uma marca é amada quando tem valores que estão em sincronia com os próprios valores do cliente e intimamente ligados à sua identidade.
O amor à marca gira em torno de seis temas principais:
Bom - Não apenas fornecendo bons produtos, mas também “fazendo" o bem.
Qualidade - Marcas adoráveis oferecem produtos de boa qualidade, e uma experiência de qualidade que é sustentada ao longo do tempo.
Clientes - Como eles são compreendidos e tratados é de extrema importância.
Tempo - Longevidade é importante no sentido de oferecer qualidade por um longo tempo, mas também é vital dedicar tempo para entender o consumidor.
Valor - No contexto de marcas amadas, isso significa oferecer bom valor e valorizar o cliente, bem como compartilhar os seus valores.
Autenticidade - Confiança é fundamental e garantir que seja genuíno é uma forma de destacar a marca.
Há muitas oportunidades para marcas de alimentos e bebidas encontrarem esse terreno comum com os seus consumidores. Afinal, toda uma série de movimentos sociais, ambientais e éticos com os quais as pessoas podem se identificar estão ligados ao que comemos e bebemos - saúde, bem-estar animal, meio ambiente e assim por diante.
Alimentos e bebidas também desempenham um papel íntimo em como vivemos nossas vidas, estando no centro de qualquer evento (seja esporte, família, amigos, em movimento). Mas as marcas de alimentos e bebidas não devem ignorar esse papel - para se destacar, precisam ser amadas.
Para alcançar esse status adorável, as marcas precisam escolher tudo isso e identificar o estilo de vida, os valores e a identidade dos seus consumidores-alvo; em seguida, aproveite isso para desenvolver os seus próprios valores, marketing e abordagem de negócios mais ampla.
Tornar sua marca de alimento ou bebida adorável requer tempo e comprometimento. É preciso muito mais do que um bom produto. É preciso entender o que motiva os seus clientes - em termos de valores, identidade própria e estilo de vida - e garantir que sua marca, seu marketing e, de fato, suas decisões de negócios mais amplas estejam em sincronia com isso.
Fonte: New Food Magazine