Em tempos de isolamento social, as pessoas passaram a comprar mais alimentos nos supermercados e fazer as próprias refeições em casa. O mercado de alimentos e bebidas já tem sentido o impacto desse comportamento: de acordo com a Financial Express, as indústrias de alimentos e distribuidoras estão sob forte pressão devido ao aumento dos custos de transporte.
O momento pede alternativas para o controle dos custos de produção, o que inclui uma gestão mais eficiente na etapa de formulação dos produtos. Na entrevista abaixo, a Gerente do Centro Tecnológico, Luciana Pricola, apresenta sugestões e alternativas sobre como reduzir custos na produção para contribuir com essa fase que o mercado está passando. Confira!
Redação: Pensando no momento que estamos vivendo, a reformulação de produto é importante para oferecer alimentos nutritivos sem um valor elevado. Quais alternativas as indústrias podem adotar para reduzir os custos com os ingredientes na fabricação?
Luciana: Existem diversas alternativas para redução de custo com os ingredientes, por exemplo: uma empresa pode aprovar ingredientes similares de fabricantes diferentes e utilizá-los como alternativos, dependendo da negociação. Também é possível fazer a troca de alguns ingredientes por outros que possuem a mesma funcionalidade.
Agentes espessantes como os hidrocoloides podem ser substituídos por funções similares ou a partir da combinação de dois ou mais ingredientes. Vale ressaltar que, neste caso, o cliente precisará alterar a rotulagem.
Redação: A Divisão Systems da Vogler, tem um papel fundamental quando pensamos em soluções personalizadas. Como essa divisão pode ajudar as indústrias e, neste momento, reduzir os custos e manter o interesse do consumidor?
Luciana: Com a divisão podemos combinar diversos ingredientes em um único system. Temos como exemplo as soluções INNOSTAB, INNOGUM, INNOFIBER e INNOPECTIN, que são sistemas com mais de dois ingredientes em um produto. Ao invés de o fabricante ter que comprar diferentes ingredientes, investir ainda mais no espaço e no controle do estoque ou em pesagens de mais de um ingrediente, ele pode optar pela compra de um system feito de acordo com as suas necessidades.
O uso de blends específicos contribui para a redução dos custos do produto sem deixar de lado a qualidade e sabor.
Redação: Como a Vogler tem colaborado para ajudar as indústrias nesse desafio?
Luciana: A Vogler tem mais de 30 anos de experiência no mercado de ingredientes alimentícios e nós adoramos desafios. Podemos tentar encontrar ingredientes similares que tenham custos melhores com funcionalidades similares.
Temos a nossa Divisão Systems, onde são desenvolvidas soluções de acordo com a necessidade dos clientes, além do Centro Tecnológico Vogler, que pode auxiliá-los em possíveis ajustes na formulação, processo produtivo ou sugestões na troca de ingredientes.
A Divisão Vogler Systems é certificada pela FSSC22000 e garante a segurança e a qualidade das soluções produzidas. Além disso, oferece aplicações tecnológicas que garantem soluções sinérgicas para os clientes.
Luciana Pricola
Gerente do Centro Tecnológico