Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Como os fabricantes de bebidas podem utilizar os perfis de cor, sabor e saúde das frutas tropicais

À medida que os consumidores se tornam mais conscientes das suas escolhas de alimentos e bebidas, os especialistas observam que as frutas domésticas e exóticas estão desempenhando papel vital nessa prática.

Mais preocupados com a saúde, especialmente no que diz respeito à sua saúde imunológica, os consumidores estão impulsionando positivamente a utilização de frutas domésticas e exóticas por suas propriedades funcionais. Além disso, o consumo de açúcar (açúcares adicionados versus açúcares naturais) e a baixa ingestão calórica são outra grande parte da tendência de conscientização sobre a saúde.

Dentro da tendência macro de saúde e bem-estar, os ingredientes de frutas exóticas e nacionais estão apoiando a proliferação de bebidas funcionais. Frutas exóticas como água de coco, acerola, açaí, goiaba, pitaia e maracujá contêm vitaminas, minerais, antioxidantes e outros fitonutrientes que promovem a saúde e o bem-estar em geral. Quando combinado com outras frutas, há infinitas possibilidades de sabor que podem ser criadas. Hoje, muitos shots de saúde disponíveis no mercado combinam vários ingredientes funcionais diferentes para criar uma bebida que visa objetivos específicos de bem-estar, como imunidade.

À medida que os fabricantes de bebidas abordam as tendências de bebidas funcionais com a ajuda de frutas exóticas e domésticas, os especialistas detalham as inúmeras maneiras pelas quais elas podem ser utilizadas.

Os fabricantes de bebidas estão incorporando frutas nacionais e exóticas em suas formulações de diversas formas, dependendo da aplicação, podendo incluir misturas de sabores, sabores únicos, corantes naturais e como ingrediente geral. Frutas como acerola e água de coco continuam a apresentar aumento na indústria de bebidas devido a sua funcionalidade.

Com a hibridização permeando todo o mercado de bebidas, os formuladores podem optar por usar frutas tropicais e domésticas em uma aplicação mais secundária ou como ingrediente “herói”. Por exemplo, a pitaia se tornou uma solução popular graças aos seus pigmentos de cor. Muitos fabricantes de bebidas usam a pitaia como corante natural para bebidas, porque além de ser altamente pigmentada e vibrante, elimina a necessidade de corantes e/ou cores artificiais. A acerola também é uma fruta exótica frequentemente usada como componente de bebidas devido ao seu teor de vitamina C.

No entanto, algumas frutas exóticas assumiram um papel primordial nas formulações de bebidas. A água de coco é frequentemente usada em níveis muito altos como sabor principal ou secundário em uma mistura. Altos níveis de água de coco contribuem para o teor de suco, baixos níveis de açúcar e baixo impacto no sabor, o que torna a mistura com outros sucos muito prática e útil. Misturas de 100% de suco podem ser feitas em níveis mais baixos de açúcar/calórico com água de coco e muitas outras frutas, como uva, maçã e laranja.

Vários fornecedores também estão destacando as frutas tropicais como o novo sabor “it”, pois se tornaram mais aceitas como a principal fonte de variedade. Um exemplo é o maracujá, fruta considerada cheia de vibração, da cor ao sabor refrescante.

No entanto, qualquer que seja a solução exótica ou tropical que os fabricantes de bebidas optem, o tipo de aplicação determina como as soluções de frutas serão apresentadas. Se a bebida for um coquetel, a fruta provavelmente não é o ingrediente principal, mas é misturada com outras frutas e destilados. Se a aplicação for mais voltada a sucos, a fruta provavelmente será a estrela. O interessante da indústria de bebidas é que frutas domésticas e exóticas podem ser usadas de muitas maneiras diferentes.

Existem vários benefícios no uso de frutas domésticas e exóticas em formulações de bebidas, incluindo funcionalidade, sabor, coloração natural, entre muitos outros.

Os especialistas destacam que um dos maiores benefícios é a funcionalidade que as frutas oferecem. Cada fruta possui um perfil nutricional único, seja alto teor de uma vitamina ou mineral, baixo teor calórico, baixo teor de açúcar, rico em antioxidantes, etc. Esses perfis podem ser aprimorados quando outra fruta é adicionada à formulação. Por exemplo, a água de coco é baixa em calorias e açúcar, mas rica em eletrólitos; quando misturada com um suco de alto brix, a contagem calórica total pode ser reduzida e os níveis de eletrólitos podem ser aumentados.

Além dos benefícios na formulação de bebidas, as frutas exóticas possuem nomes atraentes e inusitados e são exclusivas de regiões específicas do mundo. Isso tende a ter um apelo mais forte aos consumidores, especialmente quando são misturadas com frutas domésticas para uma bebida que dá um novo toque a algo familiar. Ou seja, também oferecem oportunidades de marketing para novas bebidas.

Fonte: Bev Industry




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001