Esconder

//

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Clean é claramente a nova norma em bebidas

A percepção do consumidor mudou e muitos estão se concentrando na compra de produtos que consideram mais clean e saudáveis. Em resposta, estão voltando sua atenção e suas carteiras para produtos clean label, de rótulo limpo, que contenham ingredientes naturais e sem produtos químicos sintéticos.

A pandemia aumentou as preocupações dos consumidores sobre como as bebidas são formuladas. Os fabricantes tomaram nota, reformulando receitas com ingredientes alimentícios novos e mais limpos, de acordo com um relatório da LEK Consulting. “O panorama de alimentos clean em rápido crescimento e evolução apresenta oportunidades para fabricantes de ingredientes alimentícios, investidores e varejistas. Como o interesse aumentou drasticamente nos últimos anos e não mostra sinais de desaceleração, os principais players devem capitalizar na megatendência do rótulo limpo para permanecer à frente”, disse Rob Wilson, diretor administrativo da LEK.

Mais de 60% dos consumidores preferem produtos descritos como “sem ingredientes artificiais” e “sem conservantes” e como “totalmente naturais”, de acordo com a pesquisa da LEK. Novas tecnologias e ciência alimentar estão fornecendo soluções inovadoras para o crescente interesse do consumidor em bebidas com rótulos limpos.

Os ingredientes clean se tornaram a nova linha de base, de acordo com o 2020 US Grocery Shopper Trends, um relatório produzido pela FMI - The Food Industry Association - em colaboração com The Hartman Group. De acordo com o estudo, os consumidores estão reavaliando os critérios de compra, necessidade e variedade de produtos, tendo um foco mais acentuado na saúde, uma maior consciência das consequências ambientais do consumo e com desejo de uma conexão mais profunda com os alimentos; procuram produtos sem ingredientes que possam ir contra as suas aspirações, incluindo ingredientes artificiais e geneticamente modificados, bem como açúcares adicionados.

A Pesquisa de Alimentos e Saúde 2020 da International Food Information Council Foundation (IFIC), realizada de 8 a 16 de abril, mostrou que quase um em cada 10 consumidores (9%) segue uma dieta alimentar clean.

Setenta e quatro por cento dos consumidores estão limpando sua seleção de bebidas, limitando e evitando açúcares na dieta, de acordo com o estudo IFIC. Seis em cada 10 bebem água, ao invés de bebidas calóricas. Não é de admirar que a popularidade das águas com sabor - com gás e sem gás - continue a crescer. As bebidas normalmente contam com sabores naturais premium, sem corantes, calorias ou adoçantes.

Até recentemente, não era frequente a disponibilidade para outras bebidas que não a água in natura. Os profissionais de marketing aprenderam que a água tem um perfil saudável, com uma abordagem clean e sugestiva de hidratação, e estão usando o termo de maneira mais liberal. Os consumidores de hoje podem encontrar águas com cafeína, com proteínas e uma variedade de águas funcionais. Algumas permanecem sem calorias, enquanto outras são promovidas como sendo formas de baixo teor calórico. Algumas contêm adoçantes e outras contam com essências de sabor premium ou sucos de frutas e outras, ainda, podem incluir um adoçante natural de alta intensidade, como a estévia.

Um adoçante de rótulo limpo emergente no campo das bebidas sem adição de açúcar é a alulose. O "açúcar raro" foi designado como GRAS em junho de 2012. Em abril de 2019, a FDA determinou que a alulose pode ser excluída das contagens de açúcares totais e adicionados nos rótulos e que o conteúdo calórico inferior pode ser usado para a total determinação de calorias; isso porque a alulose não é metabolizada pelo organismo. A FDA determinou que seu valor calórico em humanos é de cerca de 0,4 por grama, em comparação com quatro calorias por grama do açúcar.

A alulose tem uma curva de doçura semelhante à da sacarose; entretanto, é apenas cerca de 70% tão doce quanto a sacarose. Por ter gosto de sacarose, ao contrário de outros adoçantes de baixa e nenhuma caloria que podem ter doçura intensa, sabores prolongados ou amargor, normalmente não requer mascaramento de sabor. Os moduladores de sabor podem ajudar a aumentar a doçura ou a alulose pode ser usada com açúcar ou adoçante de alta intensidade para atingir o sabor 100% doce da sacarose.

A imagem cada vez mais negativa do açúcar devido ao seu impacto no aumento das taxas de diabetes e obesidade infantil prejudicou as vendas de bebidas açucaradas. Pessoas que desejam reduzir a ingestão de açúcar normalmente não querem produtos sem açúcar, mas sim aqueles com menos açúcar ou adoçados com ingredientes naturais sem açúcar. A atividade de novos produtos aumentou para variedades de bebidas com teor reduzido de açúcar, com os fabricantes usando adoçantes naturais”, disse Jennifer Mapes-Christ, editora da indústria de alimentos, Packaged Facts.

Isso inclui ingredientes de frutas. A Spindrift foi fundada em 2010 e rapidamente ganhou seguidores nos Estados Unidos. A marca é naturalmente aromatizada e adoçada com frutas. Todos os produtos são isentos de adoçantes ou sabores naturais e consistem em água, na quantidade certa de bolhas e frutas espremidas. A adição mais recente da marca é o abacaxi, que é feito com abacaxi da Costa Rica.

A Waterloo Sparkling Water adicionou um sabor de mirtilo à sua mistura de produtos. Formulada pela equipe interna de desenvolvimento de sabores da empresa, a nova água com gás apresenta um equilíbrio inicial de notas frutadas e um acabamento fiel à fruta.

Frutas e vegetais prensados a frio fornecem uma camada extra de "limpeza" às bebidas. Como o nome sugere, os sucos prensados a frio são fabricados sem calor. São extraídos em pulverizador lento com prensa hidráulica, em comparação aos processos tradicionais de sucos centrífugos que geram calor. Isso é feito para preservar mais nutrientes e compostos ativos em frutas e vegetais inteiros.

A Natalie’s Orchard Island Juice levou a sua linha de sucos prensados a frio um passo adiante com a adição de ingredientes funcionais de rótulo limpo; a linha foi lançada no início de 2019 e, este ano, a empresa acrescentou duas novas variedades. O Nourish contém ingredientes de superalimento verdes, incluindo pepino, que segundo estudos, mostraram reduzir o estresse, junto com couve e espinafre, ricos em antioxidantes. Outros ingredientes incluem abacaxi fresco, aipo, coentro e limão, e pimenta-jalapenho para temperar. A imunidade significa melhorar a função do sistema imunológico, geralmente por meio de alimentos ricos em vitamina C. Laranjas e tangerinas frescas são os ingredientes principais. O suco também contém abacaxi, aloe vera e manjericão doce.

A cafeína clean é outro diferencial no setor de bebidas. As bebidas energéticas com fontes naturais de cafeína, como café, chá e outras plantas, podem ser atraentes como alternativas limpas de rótulo para bebidas quimicamente cafeinadas.

Os fabricantes de shakes nutritivos e substitutos de refeição também estão adotando formulações de rótulos limpos.

Fonte: Food Business News




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001