Vote

Vote

Doremus

Vote

BCFoods

Vote

Química

Vote

MCassab

Vote

Barentz

Vote

Alibra

Vote

GELCO

Vote

DAXIA

Vote

Nexira

Vote

Disproquima

Vote

Genu-in

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Camaleões inspiram materiais para detectar deterioração de frutos do mar

Cientistas na China e na Alemanha desenvolveram um material artificial que imita a pele de um camaleão para detectar o frescor dos frutos do mar. A embalagem inteligente e a tecnologia que podem detectar a deterioração de alimentos em tempo real, através da mudança de cor, pode ajudar a reduzir o desperdício de alimentos e garantir a segurança alimentar.

O material usa luminógenos (moléculas que fazem os cristais brilharem) que mudam de cor em resposta a diferentes estímulos.

A pesquisa, publicada na revista Cell Reports Physical Science, descreve um quimiossensor de hidrogel de dois luminogênios.

O sistema de mudança de cor foi projetado de dentro para fora. Primeiro, foi sintetizado um núcleo de hidrogel fluorescente vermelho, que serviria como modelo para as outras camadas. Esse núcleo de hidrogel foi incubado em várias soluções aquosas de európio e, em seguida, o gel foi incubado em uma solução de crescimento contendo alginato de sódio e polímeros fluorescentes azuis verdes responsivos. A difusão espontânea de íons európio do núcleo do hidrogel para a solução circundante desencadeou a formação de camadas de hidrogel azul e verde. As camadas do núcleo e da casca dos hidrogéis mudam de vermelho para azul ou verde quando acionadas por mudanças na temperatura ou pH devido a maneira como se sobrepõem.

O material artificial foi projetado em diferentes camadas de núcleo e casca de hidrogel, ao invés de uma matriz uniforme.

Além da detecção de frescor, os pesquisadores também acreditam que essa tecnologia pode usar materiais padronizados e coloridos para fins anti falsificação.

Fonte: Food Ingredients First




Telefones:

Atendimento:

11 97156-1911

Newsletter: