A empresa do setor alimentício Caldo Bom dá andamento à implantação da certificação internacional FSSC 22.000, referenciada pela Iniciativa Global de Segurança de Alimentos (GFSI) e considerada a mais complexa e rigorosa vigente no segmento em todo o mundo.
A expectativa é de conclusão do processo em 2022, trabalho iniciado em março de 2020 e que demandou investimentos da ordem de R$ 700 mil - aplicados na adaptação da estrutura física, em treinamentos e na implantação de novas rotinas operacionais, controles documentais e auditorias internas em todos os setores da empresa (desde a alta direção até os departamentos de produção, áreas administrativas e de logística).
Para Matheus Stival, Head de Operações da Caldo Bom, obter a certificação abrirá um campo de oportunidades para a marca, ao evidenciar ao mercado uma diferenciação em seu ramo de atuação. “Atualmente, por conta dos rígidos padrões, apenas algumas multinacionais contam com a FSSC 22.000 em seu quadro de certificações. Essa obtenção representará uma maior confiabilidade nos produtos Caldo Bom por parte do trade e do consumidor”, explica.
A certificação atesta a qualidade dos processos, uma vez que analisa toda a cadeia produtiva atrelada à marca, desde a compra da matéria-prima até a sua distribuição aos pontos de venda. Esse cuidado busca reduzir o risco de contaminações e entrega ao consumidor um nível de excelência acima do que a média de mercado pratica.
Após obter a FSSC 22.000, a Caldo Bom passará por auditorias periódicas para garantir o cumprimento dos requisitos da norma. A empresa já tem entre as suas certificações a 5S, o mapeamento de processos, as boas práticas de fabricação e está em andamento com a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).
A Caldo Bom, parte do Grupo Stival, é detentora de um amplo portfólio formado pelas categorias Arroz e Feijão, Cereais e Grãos, Doces e Sobremesas, Farinhas e Farináceos, Farofas e Acompanhamentos, Integrais e Naturais, Linha Vegan, Pipocas e Aperitivos, Práticos e Instantâneos, Semiprontos e Temperos e Condimentos.
Fonte: Básica Comunicações