Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Cacau em pó pode ser um agente encapsulante eficaz e mais barato para probióticos

O pó de cacau pode servir como um material eficaz e mais barato para encapsular Lactobacillus casei e Lactobacillus acidophilus. É o que diz um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Melbourne e do Conselho de Pesquisa Científica e Industrial de Bangladesh, cujos resultados foram publicados no Journal of Food Science.

No momento, os materiais encapsulantes mais comumente usados são puramente à base de carboidratos ou proteínas. O cacau em pó contém cerca de 55% a 58% de carboidratos, 20% de proteínas e cerca de 14% de lipídios, o que segundo os pesquisadores, significa que fornece uma excelente substituição para os encapsulantes puramente baseados em carboidratos ou proteínas.

O estudo foi conduzido para descobrir até que ponto o cacau em pó pode atuar como um encapsulante eficaz para probióticos. Para tanto, um teste de eficiência de encapsulamento em dois estágios foi conduzido: após o encapsulamento e antes da digestão, e depois de submeter os probióticos encapsulados em pó de cacau à digestão artificial. Os resultados mostraram eficiência de encapsulamento de até 96% antes da digestão, o que é muito promissor. Também mostraram que a contagem em chocolate contendo cultura de probióticos livre apresentou uma redução significativa de 6,0 logs UFC/g quando exposto ao suco gástrico simulado por duas horas. Em contraste, o chocolate fortificado com probiótico encapsulado revelou em média apenas 2,5 logs de redução durante a digestão gastrointestinal artificial. De acordo com os pesquisadores, o cacau em pó serve como tampão para proteger os probióticos em ambiente gástrico de baixo pH.

Um estudo de bioacessibilidade também foi conduzido para descobrir as mudanças na contagem de probióticos quando o pó de cacau que encapsula os probióticos passa pela boca, estômago e intestinos na digestão artificial. Os resultados mostraram que a capacidade de sobrevivência dos probióticos encapsulados em pó de cacau era de cerca de 8 logs UFC/g durante o estágio de digestão gastrointestinal e o número subiu para mais de 10,5 logs UFC/g durante o estágio de fermentação colônica.

A próxima etapa do projeto de pesquisa é conduzir um ensaio clínico em humanos. Os pesquisadores pretendem fazer testes sensoriais e coletar alguns dados para descobrir como os consumidores se sentirão em relação a esses produtos imunológicos que contêm bactérias lácticas encapsuladas no próprio cacau em pó.

Fonte: Nutra Ingredients




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001