O soro de leite é o coproduto da coagulação do leite, considerado como porção solúvel, que se separa da insolúvel (caseína e gordura) durante a fabricação de queijos. O descarte inadequado ocasiona problemas ambientais, sendo necessária uma estação de tratamento de soro de leite nas indústrias de laticínios.
O potencial poluente do soro de leite é devido ao conteúdo de lactose, que necessita de alta demanda bioquímica de oxigênio quando lançado no leito de rios. Entretanto, o que torna o soro de leite uma alternativa para agregação de valor nutricional e financeiro para as indústrias de processamento de alimentos é a presença de proteínas solúveis, como α-lactalbumina e β-lactoglobulina, além da biodisponibilidade de aminoácidos essenciais.
Devido ao alto valor biológico e alta digestibilidade, a indústria observou a necessidade de produzir whey protein para aproveitamento das suas potencialidades nutricionais. Dessa forma, a utilização em dietas para perda de peso auxilia no controle glicêmico e manutenção da massa muscular, devido as altas concentrações de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA).
O whey protein tem a função de promover a síntese proteica nos praticantes de atividade física, porém, pode ser uma alternativa apenas para atingir os macronutrientes para quem tem problemas com alimentação sólida.
Aumenta o gasto energético do indivíduo e reduz os riscos de compulsão alimentar. É válido ressaltar que além das condições de hipertrofia e força, o whey protein proporciona vários benefícios à saúde de quem o consome.
Devido ao alto teor de aminoácidos, promove a diminuição de glicose sanguínea por aumentar a liberação de hormônios no sangue, como no caso da insulina. Outro fator importante é a redução de sintomas de estresse e depressão, o que é ideal em tempos de pandemia.
Por fim, a ingestão de whey protein por praticantes de atividade física além de proporcionar hipertrofia muscular (aumento da massa magra) e aumento do rendimento e força, contribui para a diminuição do cansaço e da gordura corporal.
Os benefícios de seu consumo são potencializados antes ou após a realização dos exercícios de musculação. A ingestão deve ser recomendada por profissional capacitado, especialmente o nutricionista, para evitar problemas de saúde, com o consumo indiscriminado.
Fonte: Milk Point