Esconder

//

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


As Sílicas como Auxiliares de Processo de Produtos em Pó

Conheça as possíveis funcionalidades das sílicas como coadjuvantes de processos produtivos.

O composto químico dióxido de silício, também conhecido como sílica, é um dos ingredientes ativos mais flexíveis para uma variedade de aplicações para as indústrias de alimentos e bebidas. Entre os benefícios gerados pelas sílicas estão a redução da tendência de aglomeração de alimentos em pó, a melhora significativa na fluidez de pós e uma melhor precisão na dosagem, gerando maior produtividade, conversão de sistemas líquidos em pós, estabilidade na armazenagem e prolongamento de vida de prateleira.

Conheça algumas das funcionalidades deste ingrediente:

Agente de fluidez e propriedade “Anti caking”: as sílicas funcionam como agentes de fluidez ao se ligar à superfície das partículas para conferir rugosidade. Isso causa o afastamento destas partículas e reduz a forte ligação entre elas, permitindo maior fluidez e menor ocorrência de compactação. Essa desaglomeração acontece quando misturadas a
pós finos e com tendência a ligação das partículas entre si.


Figura: Sílica como agente de fluidez
Fonte: Evonik

Otimização do processo de envase: em processos industriais de produtos em pó como condimentos, sal de cozinha, frutas e vegetais desidratados, o uso de sílicas otimiza os sistemas de dosagem automatizados ao melhorar sua fluidez. Para a qualidade dos ingredientes alimentícios, é importante que a dosagem seja constante e precisa. Um pó com capacidade de fluxo ruim pode ocasionar erros de dosagem. As sílicas são coadjuvantes imprescindíveis em produtos com peso líquido preciso em que variação pode impactar na sua qualidade final como é o caso dos adoçantes em pó de alto poder edulcorante e das substâncias bioativas envasadas em monodoses. Outra vantagem é a alta capacidade de absorção dessas substâncias, o que permite que absorvam umidade ou óleo da superfície do pó e reduzam consideravelmente a aderência nos equipamentos de produção.

Auxiliar em processos de secagem tipo “spray dry”: na produção por secagem por aspersão (processo spray dry) de produtos como vegetais, frutas, soro de leite, ovos e creme de leite, é possível ocorrer a aglomeração na parede interna do secador por atomização durante o processo, o que requer sua limpeza regular. A adição da sílica diretamente à torre de aspersão reduz a aglomeração e minimiza as paradas na produção. Além disso, essa adição economiza uma etapa de mistura e aumenta o seu rendimento.

Conversão de líquidos em pós: alguns processos exigem dosagem precisa de líquidos numa formulação em pó, mas dispersar de forma homogênea um líquido dentro de um pó pode ser algo desafiador. Nesses casos, é vantajoso utilizar a sílica para converter o líquido em pó, permitindo uma dosagem muito mais precisa e uma distribuição homogênea. Como demonstrado, a sílica oferece diversas aplicações para o mercado de alimentos e bebidas, mas sua funcionalidade depende da classificação do elemento. Industrialmente, ela pode ser obtida por dois processos distintos, denominados sílica pirogênica e sílica precipitada.

Sílica Pirogênica (processo seco):


A sílica pirogênica é fabricada por via seca em combustão de hidrólise no estado gasoso.


Fonte: Evonik

Sílica Precipitada (processo úmido):


Silicato de sódio e ácido mineral reagem em condições alcalinas e à alta temperatura, formando uma partícula primária; então ocorre sua precipitação agregada por floculação em meio alcalino.


Fonte: Evonik

Ana Lúcia Barbosa Quiroga
Gerente de P&D
Vogler Ingredients

VOGLERINGREDIENTS

As informações desta newsletter destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser reproduzidas sem prévia autorização, assim como também não são referências em casos de diagnóstico, tratamento, cura ou prevenção de qualquer doença, se for o caso. A Vogler recomenda sempre a procura de um especialista.




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001