Esconder

//

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


As principais tendências que impulsionam a inovação em bebidas saudáveis

A pandemia deixou um impacto duradouro nos hábitos alimentares e de bebidas. Cerca de seis em cada 10 consumidores em todo o mundo estão agora mais conscientes da sua saúde e bem-estar após a Covid-19, de acordo com dados da FMCG Gurus. E à medida que mais pessoas se adaptam a um “novo normal” e retomam seus estilos de vida agitados e dinâmicos, as bebidas funcionais estão disparando em popularidade. Em uma pesquisa adicional da FMCG Gurus, quase 41% dos consumidores disseram que as bebidas funcionais eram uma opção atraente para melhorar a sua saúde. Existe uma oportunidade empolgante para marcas de estilo de vida e nutrição esportiva inovarem suas ofertas e se destacarem nas prateleiras cada vez mais lotadas.

As empresas que buscam se destacar nesse espaço devem estar cientes das principais tendências que impulsionam o crescimento, bem como as formas como os fabricantes podem ajudar a atender as necessidades em evolução.

Embora o termo “saudável” já tenha evocado ideias de controle de peso ou consumo de cinco frutas ou vegetais por dia, a pesquisa mostra que esse termo evoluiu para significar uma abordagem mais holística do corpo e da mente. Embora a saúde imunológica, a saúde do coração, a saúde digestiva e o envelhecimento saudável, para citar alguns, continuem a ser as principais prioridades dos consumidores, o bem-estar mental está rapidamente se tornando de igual importância.

A pesquisa de 2020 da FMCG Gurus mostrou que 42% dos consumidores relataram o desejo de melhorar seu bem-estar mental. Dados proprietários da Innova Market Insights indicaram que metade dos entrevistados que sofrem de estresse disseram que isso afetou outras áreas do bem-estar, como mau humor e problemas para dormir. Embora os consumidores tradicionalmente procurem produtos que melhorem a concentração e o humor, mais recentemente, a insônia e a ansiedade subiram compreensivelmente na lista de prioridades. A Mintel relatou recentemente que mais da metade dos consumidores experimentaram ou estão interessados em alimentos e bebidas funcionais que podem ajudar no sono, acalmar ou ajudar no relaxamento.

A chave para lidar com esses problemas pode estar no intestino. As evidências científicas sugerem cada vez mais que um microbioma intestinal saudável apoia não apenas a saúde digestiva, mas toda uma gama de questões, desde imunidade ao bem-estar mental. Estudos destacaram que uma boa saúde intestinal pode influenciar a saúde cerebral, reduzir os níveis de estresse e apoiar um sono melhor.

A oportunidade também está batendo na porta dos formuladores de bebidas para explorar ingredientes que apoiam o eixo intestino-cérebro, uma rede que conecta o intestino e o cérebro usando o sistema nervoso, as vias endócrinas (hormonais) e imunológicas para a comunicação bidirecional.

Ingredientes prebióticos, como galactooligossacarídeos (GOS), vêm ganhando força entre os fabricantes de bebidas. O galactooligossacarídeo pode ser fácil de formular, bem como combinado com outros ingredientes para fornecer benefícios potenciais em uma variedade de bebidas diferentes.

Por definição, os prebióticos conferem um benefício à saúde. Também podem estimular o crescimento de bactérias benéficas, como as Bifidobactérias. Como alguns outros membros da microbiota, acredita-se que as Bifidobactérias sejam capazes de sinalizar para o cérebro (via eixo intestino-cérebro), resultando na indução de neurotransmissores específicos ligados à redução dos indicadores de estresse e ansiedade, que se acredita prejudicarem uma boa noite de sono. À medida que as pesquisas continuam a explorar as influências na saúde do cérebro em meio a crescentes preocupações sobre o estresse e o sono, espera-se que esses ingredientes desempenhem um papel cada vez mais importante na formulação de bebidas saudáveis.

A tendência de nutrição personalizada também está ganhando impulso. Os consumidores estão adotando uma abordagem mais proativa em relação à saúde, educando-se on-line sobre nutrição e procurando soluções que se adaptem a seus estilos de vida específicos. Bebidas funcionais com nutrição personalizável ou formulações específicas voltadas para diferentes grupos demográficos serão a chave para explorar esse mercado emergente. Na nutrição de desempenho, por exemplo, as mulheres respondem por uma grande proporção das compras, mas poucos produtos são feitos sob medida para elas. As oportunidades para as marcas capitalizarem o interesse pela personalização são grandes, com 63% dos consumidores interessados em bebidas personalizadas para atender as suas necessidades individuais, de acordo com a FMCG Gurus.

Um exemplo de personalização em ação é a tendência “proteína +”, que está rapidamente ganhando popularidade ao lado de uma população cada vez mais preocupada com a saúde. Com um número cada vez maior de produtos já apresentando alta proteína no mercado, protein + se tornou uma forma de as marcas diferenciarem sua oferta com benefícios adicionais à saúde, como vitaminas e prebióticos. Por exemplo, os shakes de proteína estão bem estabelecidos, especialmente entre atletas de alto desempenho ou frequentadores de academia, mas personalizar a formulação para atingir benefícios adicionais à saúde expandirá o seu apelo a um público mais amplo, além dos consumidores tradicionais de nutrição esportiva.

Junto com o crescente interesse por nutrição, os consumidores estão reavaliando seus hábitos de lanches para alinhá-los com seus objetivos de saúde e bem-estar. À medida que os locais de trabalho começam a incentivar os funcionários a voltar aos escritórios, a conveniência será mais uma vez um fator-chave para muitos deles. Prevê-se que a popularidade dos produtos prontos para beber (RTDs) continue crescendo, com os consumidores procurando produtos nutritivos que não requerem preparação e são adequados para consumo em qualquer lugar. Essa categoria está pronta para inovação. Produtos compactos, que podem se encaixar na vida e na rotina do dia a dia estão atraindo a atenção de consumidores ocupados que desejam um rápido impulso nutricional.

Apesar dos consumidores buscarem opções saudáveis para viagem, a indulgência continua sendo uma prioridade para muitos consumidores que não querem abrir mão do sabor e da textura. De acordo com a pesquisa de tendências de 2021, três quartos (74%) dos consumidores globais afirmaram gostar de produtos com sabores novos e incomuns, sinalizando espaço para mais inovação na categoria de bebidas saudáveis. Muitos ingredientes saudáveis, no entanto, costumam ter notas estranhas, como amargor ou um sabor metálico, o que pode ser desagradável para os consumidores. A eficácia é, portanto, uma consideração-chave para os formuladores de RTD, bem como a adição de ingredientes ácidos e estáveis ao calor que podem suportar requisitos específicos de fabricação.

Em um mercado de crescimento rápido e cada vez mais diversificado, antecipar as tendências mais influentes e desenvolver produtos rapidamente que atendam a essas necessidades é fundamental. As preferências do consumidor mudaram muito nos últimos anos e a categoria de bebidas saudáveis é uma área que mostra potencial significativo. As marcas têm a oportunidade de desenvolver bebidas funcionais convenientes, saudáveis e holísticas, sem comprometer o sabor e a textura. A escolha de ingredientes eficazes e fáceis de formular será a chave para atender a essas tendências de consumo e se alinhar a vários estilos de vida para fazer com que os compradores voltem sempre.

Fonte: Food Beverage Insider




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001