Uma olhada no carrinho de compras no início da pandemia do ano passado, certamente revelaria uma embalagem múltipla de água engarrafada. Quando os consumidores começaram a estocar mantimentos devido as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, a água engarrafada foi um dos itens em alta demanda.
Como resultado, as vendas cresceram 4,7% em 2020, de acordo com a International Bottled Water Association (IBWA) e, segundo especialistas, continuou com forte crescimento em 2021.
Águas com sabores, espumantes e fortificadas são os segmentos de crescimento mais rápido da categoria de água engarrafada, graças ao seu apelo saudável.
Em particular, a água com gás é um grande concorrente para a categoria de refrigerantes, crescendo 13,7% nas vendas em dólares, de acordo com para dados IRI. Embora o segmento tenha se tornado cada vez mais popular, ainda não atingiu o seu ponto de saturação e as oportunidades permanecem para trazer novos consumidores para o mercado de água com gás e para os consumidores existentes aumentarem sua frequência de consumo.
Nessa área, os consumidores estão particularmente interessados em uma ampla variedade de sabores de água com gás. Mais recentemente, o Banco de Dados Global de Novos Produtos (GNPD) da Mintel relatou melancia, toranja rosa e morango como alguns dos novos sabores de água com gás mais populares. Misturas de sabores, como limonada, romã, gengibre, morango e hortelã-limão, também estão crescendo.
Além do segmento de água com gás, o mercado de água engarrafada é impulsionado pela água premium e funcional, devido a seus benefícios de saúde e bem-estar.
Apesar do foco saudável da categoria de água engarrafada, sua embalagem de plástico tem sido uma área de preocupação para muitos consumidores. De acordo com dados da Mintel, 56% dos consumidores acham que a água engarrafada faz mal ao meio ambiente e 75% dizem que as empresas precisam encontrar alternativas às garrafas de plástico.
Como resultado, muitos fabricantes de bebidas tornaram uma prioridade encontrar soluções sustentáveis.
Continuando a inovar por meio de embalagens, sabores e ingredientes funcionais, a categoria de água engarrafada deve continuar a crescer de forma lenta e constante nos próximos anos.
Fonte: Bev Industry