Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Amidos modificados versus amidos de rótulo limpo: qual você escolhe?

O desenvolvimento de novos produtos na área de alimentos está desafiando os limites da tecnologia, à medida que os fabricantes se esforçam para oferecer produtos com sabor e textura aprimorados.

Os amidos desempenham papel importante na qualidade e consistência dos produtos acabados. Por esse motivo, os fabricantes de ingredientes têm trabalhado arduamente no desenvolvimento de amidos funcionais de rótulo limpo que os formuladores possam usar para desenvolver produtos que não sejam apenas clean label, mas também ofereçam a textura ideal. A linha SimPure de amidos nativos funcionais da Cargill, por exemplo, oferece altos níveis de tolerância de processo, permitindo que os formuladores substituam os amidos modificados em uma variedade de aplicações.

Comparados aos amidos modificados, no entanto, os amidos de rótulo limpo são minoria, ainda exigindo uma boa quantidade de pesquisa e desenvolvimento para atingir a paridade com os amidos modificados, apesar dos enormes avanços já feitos. “Deixando de lado as preferências do consumidor, os amidos modificados continuam a ter vantagem com produtos que requerem estabilidade aprimorada de processo, como aplicações de laticínios que devem resistir a alto cisalhamento ou aplicações congeladas com longa vida útil”, disse Shiva Elayedath, gerente sênior de serviços técnicos da Cargill.

No entanto, nem todos os produtos precisam de alta tolerância de processo, criando muitas oportunidades para as marcas se diferenciarem usando amidos de rótulo limpo que são mais fáceis de trabalhar. As marcas precisam avaliar as suas necessidades e o que acreditam que o consumidor final deseja. Por exemplo, na área de produtos naturais, os compradores conscienciosos que leem os rótulos querem ver ingredientes simples que reconhecem, ao invés de aditivos alimentícios. Para marcas que competem por esses consumidores, as soluções de rótulo limpo são muito importantes.

Segundo Elayedath, nutricionalmente, não há diferença entre um amido modificado e um amido nativo compatível com de rótulo limpo. Alguns consumidores, no entanto, percebem os amidos de rótulo limpo como uma escolha menos processada ou mais natural. “Embora os amidos modificados raramente possibilitem declarações adicionais no rótulo, podem ajudar as marcas a criar produtos com texturas suaves, cremosas e indulgentes, capazes de suportar todos os tipos de condições de processamento adversas. Conforme os consumidores procuram produtos que proporcionam experiências sensoriais únicas, pode haver uma oportunidade para as marcas promoverem essas texturas com uma 'linguagem romântica', atraindo os consumidores com palavras descritivas e atraentes”, comentou Elayedath.

O cálculo por trás da decisão de usar amidos modificados ou de rótulo limpo é exclusivo para cada empresa, com cada opção oferecendo suas próprias vantagens e desvantagens. A chave é conhecer os seus clientes e comercializar com eficácia as qualidades dos seus produtos.

Fonte: Nutritional Outlook




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001