Esconder

//

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Além da saciedade: a busca por bebidas funcionais

Não é novidade que a pandemia da Covid-19 acendeu uma preocupação mundial com temas como saúde, prevenção de doenças e imunidade. Essa preocupação atravessou políticas públicas, estratégias de negócio das empresas e normas sociais. Em uma esfera cotidiana, impactou comportamentos individuais, hábitos de consumo e até dietas, levando a uma maior busca por alimentação saudável e funcional.

Naturalmente, o cardápio da boa saúde não inclui apenas uma dieta balanceada, mas também hidratação regular e a prática de exercícios físicos, entre outros fatores. Mas no que diz respeito à dieta, chama atenção a crescente procura por produtos que, para além da saciedade e do prazer, oferecem benefícios à saúde, como contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico por meio de um alto teor de nutrientes, como proteínas, cálcio e vitaminas, por exemplo. Para esse grupo de alimentos e bebidas damos o nome de funcionais.

Trata-se de um mercado de importância crescente, ao qual fabricantes de alimentos e bebidas devem atentar para a composição de seus portfólios. A busca por atributos funcionais se insere em um contexto de maior atenção por parte dos brasileiros à composição daquilo que consomem, o que inclui um olhar crítico para o volume de ingredientes artificiais, conservantes e corantes.

Em mais detalhes, as bebidas funcionais preferidas dos brasileiros são os sucos, os produtos lácteos fermentados e as bebidas lácteas com alto valor de proteína, vitaminas e/ou cálcio. Atributos que contribuem para um produto ideal incluem riqueza de vitaminas e outros nutrientes, como zinco e fibras, ausência de sal, açúcar e adoçantes, qualidades energéticas e estimulantes, clareza de informações no rótulo da embalagem, sobretudo em relação a seus benefícios, e atributos ecológicos, como embalagens sustentáveis e recicláveis.

Esse contexto representa uma oportunidade para a indústria de alimentos e bebidas, uma vez que muitas categorias podem entregar atributos funcionais ao consumidor. É um convite para que marcas diversifiquem seus portfólios e atendam a demanda de uma população brasileira cada vez mais crítica e preocupada com a saúde - própria e ambiental -, o que pode representar grandes ganhos para as empresas que agirem mais rapidamente.

Fonte: Food Connection




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001