A história da Agropalma começa há 35 anos no município de Tailândia, no Pará, estado onde encontram-se 3 das 4 plantas industriais da empresa. Nesta trajetória, a empresa, que é parte do Conglomerado Alfa, conquistou relevância mundial, exportando para mercados como Estados Unidos, Canadá e Europa, e mantendo postura de vanguarda, através da conquista de Selos e diversas Certificações e do investimento constante em pesquisa e tecnologia.
“Estamos em um momento bastante propício para fazer um balanço de nossa história e citar números importantes acumulados nos últimos 10 anos. Cerca de 10% da receita da Agropalma é direcionada para investimentos, injetamos cerca de R$8 bilhões na economia do estado do Pará através de folha de pagamento, pagamento de tributos, compra de insumos e serviços. Produzimos 2,2 milhões de toneladas, direcionadas para o mercado interno e para exportação”, enumera Marcello Brito, diretor executivo da Agropalma.
Evento de celebração
Para comemorar o momento, a Agropalma reunirá funcionários, fornecedores, stakeholders, políticos, autoridades e clientes da marca em um evento na Estação das Docas, em Belém, no dia 18 de setembro. “Escolhemos o Pará para realizar esta celebração como forma de valorizar as raízes da empresa, que possui 76% de sua força de trabalho no estado”. Atualmente, a Agropalma possui uma refinaria na capital do estado, além de parques produtivos em Tailândia, Moju, Acará e Tomé-Açu. Em 2016, a empresa inaugurou uma unidade em Limeira, São Paulo.
Sobre a Agropalma
A Agropalma, braço do Conglomerado Alfa, é a maior produtora de óleo de palma da América Latina e sua atuação perfaz toda a cadeia produtiva, da produção de mudas ao óleo refinado e gorduras especiais. Sua trajetória começou em 1982, no município de Tailândia, no Pará. Naquele estado, a empresa conta com seis indústrias de extração de óleo bruto, um terminal de exportação e uma refinaria de óleo de palma e emprega cerca de 4.500 mil colaboradores. O compromisso da empresa com o meio-ambiente é um de seus valores, o que na prática é representado por certificações ambientais, abrangendo insumos, matérias-primas e 100 % de sua produção.