Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


A textura dos alimentos desempenha papel vital na satisfação do consumidor

A textura é vital na formulação de alimentos e bebidas, pois pode ser a diferença entre a aceitação do consumidor ou a aversão instantânea. O impacto da textura também não se limita ao mouthfeel. É relevante para o sabor de um produto, aparência e, até mesmo, um som auditivo relacionado. Por essas razões, desempenha papel importante em toda a experiência alimentar.

Os consumidores reconhecem cada vez mais essa influência fundamental. Sabem que a textura aumenta a experiência sensorial e, muitas vezes, contribui para uma maior sensação de indulgência. Como resultado, é cada vez mais considerada uma ferramenta valiosa no desenvolvimento e marketing de novos produtos. A Innova Market Insights identificou esse atributo como uma das principais tendências para 2020.

Em 2019, a Innova Market Insights conduziu uma pesquisa original do consumidor e descobriu que sete em cada 10 consumidores globais concordavam que a textura proporcionava aos alimentos e bebidas uma experiência mais interessante. Curiosamente, as torções texturais podem ser uma ferramenta útil ao atingir grupos de idades mais jovens. Um total de 56% das pessoas de 26 a 35 anos disseram que se importavam mais com a experiência da textura de um produto do que com a lista de ingredientes. Por outro lado, apenas 37% dos consumidores com mais de 55 anos expressaram interesse semelhante.

O interesse da geração do milênio talvez não seja surpreendente quando se considera a importância do consumo experimental para esse grupo demográfico aventureiro. Em comparação com a média (10 países), os Millennials tiveram a maior indexação para concordar com declarações importantes como "Eu amo texturas combinadas" e "Texturas como fofas, crocantes ou suaves tornam os alimentos e bebidas mais indulgentes".

Os dados da Innova Market Insights mostram um número crescente de novos alimentos e bebidas com alegações de textura. Os Estados Unidos são o mercado mais ativo e representaram 14,3% do total global durante os 12 meses até o final de março de 2021. O Reino Unido vem em segundo lugar com 9,4%, embora Japão e Austrália tenham visto as maiores taxas de crescimento entre os principais mercados durante um período recente de cinco anos.

Em uma base global, "cremoso" foi o posicionamento textural mais popular usado em novos produtos; apareceu em 36% dos lançamentos com reivindicações de textura e ficou à frente de "crocante", “ Suave” e “macio”.

As categorias de panificação e confeitaria geram a maioria das declarações de textura, com uma participação global combinada de mais de 30% de todos os lançamentos de alimentos e bebidas rastreados. A panificação lidera claramente com 30%, tendo os biscoitos/bolachas como as principais áreas de atividade. O uso do termo “crunch” ou “crocante” pode ser bastante conhecido para ser usado no nome real do produto.

A categoria de panificação também é uma grande usuária de alegações de textura “cremosa” em muitos tipos de produtos. Estes aparecem não apenas em bolos e pastelaria, mas também em novas embalagens de biscoitos (muitas vezes envolvendo chocolate).

Os novos produtos lácteos representaram 10% de todos os lançamentos de alimentos e bebidas usando declarações de textura rastreadas pela Innova Market Insights durante um período de 12 meses encerrado em março de 2021. Termos como "cremoso", "espesso e cremoso", "suave” e “crocante” são cada vez mais utilizados para produtos tão variados como bebidas lácteas, iogurtes e queijos. Curiosamente, mais processadores estão promovendo a indulgência de leites e bebidas lácteas com propriedades de textura e mouthfeel.

Talvez não seja surpreendente que os laticínios sejam uma das categorias principais para alegações em torno da textura “cremosa”. Um dos motivos foi o grande sucesso dos iogurtes gregos, ofertas que enfatizam a espessura e a cremosidade como parte da identidade do produto. Com mais consumidores aparentemente adotando o mouthfeel cremoso e indulgente, o mercado também viu um aumento nas vendas de leite integral, bem como novas iterações de iogurtes com baixo teor de gordura.

À medida que as marcas buscam aumentar o apelo do produto, muitas recorrem à textura para melhorar a experiência sensorial e promover uma imagem mais indulgente. No mercado de sobremesas, isso significa maior utilização de texturas especiais, camadas e ingredientes premium. Claro, esses fatores funcionam em ofertas inteiramente novas, bem como em versões atualizadas de receitas tradicionais.

Sorvetes, especialmente marcas premium ou super premium, há muito apresentam inclusões com diferentes sabores e texturas. Isso inclui pedaços de doces, massa de biscoito, nozes e frutas. Outras versões da moda incluem desde grãos de café a pedaços de merengue.

Com os consumidores reconhecendo cada vez mais a influência da textura, os processadores de alimentos e bebidas precisam responder com ingredientes e formulações texturizantes multifuncionais e aprimoradas para otimizar o apelo do produto. Mais criticamente, os formuladores precisam conseguir isso e se concentrar em outras questões e preocupações importantes do consumidor. Isso inclui questões relacionadas à rastreabilidade, ética, rótulo limpo e listas de ingredientes simplificadas e reduzidas.

A textura também pode desempenhar papel fundamental na ponte entre a inovação híbrida e a indulgência. Um consumidor cada vez mais aventureiro está procurando por algo diferente e a pesquisa do consumidor da Innova Market Insights indica que três em cada cinco consumidores globais estão interessados em experimentar novas experiências sensoriais, incluindo aromas, sabores, texturas e cores.

Fonte: Prepared Foods




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001