Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


A próxima onda de bioativos promete focar no estresse e no humor

A crise de saúde trouxe um grande foco em nutrientes que apoiam a imunidade e a saúde geral. A próxima onda de bioativos promete se concentrar no estresse e no humor. Mesmo antes das turbulências de 2020 e 2021, a saúde mental e cognitiva já estava no debate nacional.

Há muitos ingredientes GRAS ou GRAS auto-afirmados para uso em alimentos e bebidas para melhorar a saúde e o bem-estar. Alguns são “novos”, alguns estão ganhando força e alguns são surpreendentemente familiares. Aqui estão meia dúzia que merecem um olhar mais atento.

Repleto de polissacarídeos betaglucanos e triterpenóides, o cogumelo reishi (Ganoderma lucidum) é um adaptógeno superior que não apenas ajuda o corpo a lidar com o estresse, mas também tem benefícios de imunidade clinicamente confirmados, bem como possíveis benefícios de açúcar e lipídios no sangue. Estudos também indicaram propriedades antidepressivas, antifadiga, antiinflamatórias e possíveis propriedades anticâncer.

Atualmente, há vários extratos de reishi no mercado com notificação GRAS, solúveis, incolores e sem impacto no sabor. O reishi em pó já está sendo usado em bebidas de chá e café, mas com a tendência geral de cogumelos medicinais, existem muitas oportunidades para expandir seu uso.

Enquanto a saborosa manga (gênero Mangifera) é a fruta principal em grande parte do mundo, poucos formuladores estão cientes do valor da folha de manga GRAS auto-afirmada. Rica em compostos polifenólicos antioxidantes (especialmente a mangiferina multibenéfica) e terpenóides, a folha de manga há muito é usada em bebidas tradicionais para promover saúde e energia, mas nos últimos anos causou impacto no mercado por sua experiência física e benefícios cognitivos durante o estresse.

Os compostos da folha da manga também foram estudados por sua capacidade de ajudar a equilibrar o açúcar no sangue, mitigar a inflamação e proteger o cérebro de doenças relacionadas à idade, como Parkinson e Alzheimer. Outro possível benefício do estresse da folha de manga: alguns estudos sugerem que as folhas podem ajudar a reduzir a pressão arterial e aliviar úlceras e outros distúrbios digestivos. Embora folhas de manga secas e em pó estejam disponíveis, as folhas novas de manga são comumente consumidas na Ásia e possuem sabor semelhante ao da galanga, outro excelente botânico comumente utilizado na culinária tailandesa.

Por falar em cogumelos e mangas, esses dois alimentos populares também são fontes de um composto de poliamina chamado espermidina. Um crescente corpo de pesquisas está descobrindo associações promissoras entre o composto e as vantagens de antienvelhecimento, saúde do cérebro e desempenho cognitivo. Um estudo mostrou que a espermidina ajuda a reconstruir as mitocôndrias celulares, enquanto outras pesquisas apontam para o combate à inflamação cardíaca e o marcador primário do envelhecimento celular, uma diminuição nas terminações protetoras do DNA cromossômico, chamadas telômeros.

Sceletium tortuosum é uma espécie de planta suculenta nativa da África do Sul com oito subespécies, e a botânica tem uma longa história de uso tradicional para melhorar o humor. Com a confirmação clínica desse uso histórico, e sua afirmação GRAS, suas propriedades são perfeitas para quem precisa de algum suporte calmante.

Mais do que apenas uma erva da culinária, a sálvia (Salvia officinalis) é reconhecida por uma grande variedade de atributos fitoquímicos. Antigamente, era usada como diurético, antioxidante, antimicrobiano e para curar pequenas feridas, o que faz sentido por ser uma fonte concentrada de vitamina K, essencial para a coagulação. Demonstrou-se que os extratos com suporte clínico disponíveis fornecem um impulso natural sem cafeína para o dia, elevando o desempenho cognitivo em uma hora após o consumo.

Outra erva favorita, a erva-cidreira (Melissa officinalis), é comumente usada em chás de ervas. Poucos processadores tiram o máximo proveito dela como ingrediente para aplicações alimentícias mais funcionais. Como um extrato livremente solúvel que pode ser usado em alimentos e bebidas, o cítrico membro da família da hortelã tem suporte clínico para ajudar a reduzir o estresse mental e a ansiedade, aliviar a insônia e melhorar o sono.

Os estudos também sugerem um papel para a erva-cidreira no aumento da cognição, ajudando a mitigar as cólicas menstruais e a TPM, bem como diminuir a dor de dente ou dor de cabeça comum. Todos esses atributos, além do seu sabor suave à base de ervas, inspiram seu uso em alimentos e assados. Na verdade, estudos mostraram que tomar erva-cidreira com alimentos ajuda a aumentar a absorção de seus compostos bioativos.

Fonte: Prepared Foods




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001