Esconder

//

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


A importância do ingrediente de qualidade para a formulação de produtos

Trabalhar com ingrediente de qualidade é uma necessidade estimulada tanto como resposta ao mercado (formado por consumidores cada vez mais bem-informados e exigentes) quanto como uma obrigação em casos de novas normas ou determinações de órgãos reguladores e governamentais.

No que diz respeito ao consumidor, a qualidade de um alimento ou bebida é parametrizada a partir de diferentes critérios, que acompanham a dinamicidade do seu comportamento de compra e de seus interesses. Nesse contexto, agora, por exemplo, ingredientes com alegações voltadas à saudabilidade e à naturalidade estão em alta, representando, para esse nicho, produtos de maior qualidade.

Entretanto, há alguns atributos-base para a consideração da qualidade de um produto, incluindo aqueles que podem ser determinados antes da compra (como a composição e a tabela nutricional do alimento ou bebida) e os que serão aferidas a partir da experiência do consumidor (como um novo sabor de snack, por exemplo).

Independentemente desse estágio de análise, utilizar ingrediente de qualidade na formulação do produto será fundamental para atender a tais critérios cada vez mais rígidos do mercado.

Ingredientes de qualidade exercem um verdadeiro impacto na percepção de qualidade de alimentos e bebidas. Conforme dados de um relatório da Technomic, 81% dos consumidores consultados dizem que a qualidade dos alimentos e dos ingredientes é importante em sua decisão de compra em food service. Em consonância, uma pesquisa internacional verificou que os consumidores compreendem que a definição de um alimento premium está, principalmente, na alta qualidade de seus ingredientes - isso acima, até mesmo, do preço do produto.

Dados como esses ilustram a importância de se trabalhar com ingredientes de qualidade na formulação de produtos; e mais, como essa escolha pode ajudar a criar uma imagem de produto de qualidade na mente do consumidor, destacando os produtos em nichos altamente competitivos e demonstrando uma mensagem de valor que faça os produtos serem percebido bem além do seu preço de gôndola.

Além disso, atualmente, a indústria de ingredientes tem se mostrado uma grande parceira para que a indústria de alimentos e bebidas faça lançamentos alinhados às grandes tendências do mercado. E isso só é possível a partir de inovações que culminam em ingredientes de alta qualidade e que sejam viáveis no desenvolvimento de produtos que proporcionem novas experiências, sensações únicas e combinações surpreendentes para o consumidor.

É possível perceber também a importância do ingrediente de qualidade frente ao movimento global por maior transparência nas formulações de produtos, que levou à grande valorização de produtos clean label.

Os consumidores querem saber e compreender quais ingredientes são utilizados em seus produtos, e é por isso que vemos tantos produtos inovadores com listas de ingredientes mais curtas e de reconhecimento facilitado. Os consumidores buscam simplicidade, além de alimentos de melhor qualidade. E o ingrediente de qualidade é fator central para esse alinhamento e transmissão de valor.

De fato, hoje as listas de ingredientes são poderosos motivadores de compra para os consumidores e, em alguns casos, podem até ser considerados mais importantes do que a marca. É o que foi identificado em uma pesquisa que constatou que, ao comprar um novo produto, uma grande parcela de consumidores tende a analisar seus ingredientes ao invés de comprar baseando-se na marca. Esse foco nos ingredientes reconhecidos e de qualidade pode encorajar a troca de produtos e outros problemas e prejuízos de grandes proporções, caso não se utilize nas formulações um ingrediente qualificado.

Nesses casos, Régis Inácio, Gerente de Marketing da Vogler, afirma que "quando a indústria utiliza um ingrediente de baixa qualidade e de procedência duvidosa, além de colocar em risco a saúde dos seus clientes, corre um grande risco financeiro. A compra de ingredientes duvidosos pode até parecer uma economia, mas é ela que pode gerar um prejuízo irreversível".

Para a escolha de ingrediente de qualidade para a formulação de produtos, o Gerente de Marketing da Vogler indica que "a procedência é fundamental. Mas, além do quesito qualidade, que hoje é obrigação, precisamos ter olhos na sua aplicação e como o ingrediente age tecnicamente nas aplicações. O propósito de sua utilização, foco no seu público e o que você vai entregar a ele. Também a transparência dos benefícios que são entregues".

Régis Inácio complementa afirmando que é preciso ir além, alinhando-se à demanda crescente por rastreabilidade para que a qualidade seja garantida. "A qualidade dos ingredientes tem que ser assegurada pelo fornecedor com rastreabilidade desde a produção", indica.

O especialista recomenda que, para isso, é fundamental escolher um fornecedor de ingredientes que atue como parceiro da indústria de alimentos e bebidas. "A escolha do parceiro é fundamental, hoje os fornecedores têm papel essencial nos desenvolvimentos e nas soluções criadas. A Vogler, por exemplo, dispõe de um Centro Técnico, nosso CTV, disponível para utilização em conjunto com nossos clientes, que é a indústria de alimentos, além da interação com os fabricantes. Esse tipo de ação pode representar, ao mesmo tempo, um ganho e uma economia para a empresa. E é importante destacar que a entrega hoje não se trata somente de um ingrediente de qualidade, mas de todo um serviço que acompanha esse fornecimento, desde o desenvolvimento até a finalização na área produtiva, estudos de mercado em conjunto e entrega de inovação", resume.

Desse modo, por meio da parceria, é possível reduzir outros custos relacionados ao lançamento do produto (como testes, pesquisas e outros) e isso sem abrir mão da utilização de ingrediente de qualidade.

Também cabe ressaltar que não há melhor custo para mitigar do que o da baixa qualidade. Ao utilizar ingredientes adequados, seguros e de qualidade, a indústria evita custos relacionados a recall, problemas jurídicos e de imagem, perda de brand equity (valor de marca), recolhimento de produtos e tantos outros relacionados a itens produzidos com ingredientes duvidosos.

Fonte: Food Connection




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001