As macrotendências globais impulsionam e moldam as novas embalagens e são um ponto forte para inovação, com maior interesse geral em eficiência de recursos, materiais mais limpos e menos desperdício em economias renováveis e/ou circulares.
A crise climática, a pandemia da Covid-19 e as reviravoltas políticas aumentaram as preocupações envolvendo o desperdício de alimentos. Estender o prazo de validade de alimentos e bebidas, e comunicar isso aos consumidores, pode ser uma forma de reduzir o desperdício de alimentos. De acordo com a Innova Market Insights, 40% dos consumidores globalmente em 11 países concordam que o prazo de validade tem uma forte influência em suas decisões de compra.
À medida que as empresas se afastam das datas de validade, os QR Code apresentam novas oportunidades; além de informações sobre o prazo de validade, podem se comunicar com refrigeradores inteligentes e lembrar os consumidores sobre determinados itens que estão chegando ao fim do seu prazo de validade.
O aumento da inovação monomaterial em diferentes tipos de embalagens representa uma mudança da indústria para embalagens recicladas por design em meio a metas de economia circular cada vez mais rigorosas. A Innova Market Insights observou uma transição em toda a indústria de embalagens multicamadas para soluções monomateriais como uma estratégia para melhorar a reciclabilidade nas infraestruturas existentes.
A demanda também está aumentando por alternativas renováveis aos plásticos baseados em combustíveis fósseis. Ao rastrear lançamentos de novos produtos, é possível observar avanços em tecnologias de revestimento e soluções de filme, bem como uma mudança constante para materiais de preenchimento de base biológica. Além disso, um aumento na capacidade de produção das instalações existentes e um maior investimento de capital são um bom presságio para o futuro dos bioplásticos.
Os rótulos são vitais para a embalagem do consumidor, fornecem informações sobre o produto e diferenciação de marca. Também são notórios por dificultar a reciclagem de embalagens por permanecem presos durante a classificação do material. No entanto, a Innova Market Insights observou uma mudança da indústria em direção a rótulos facilmente separáveis e materiais de rótulos recicláveis ou renováveis.
A tecnologia IoT (Internet das Coisas) pode dar vida aos rótulos, facilitando a classificação e a reciclagem. Em última análise, isso pode se traduzir em um maior envolvimento do consumidor. Mais de um terço dos consumidores em todo o mundo indicam que as informações de descarte e fim do ciclo de vida influenciam positivamente a escolha do produto. O ímpeto financeiro para embalagens facilmente recicláveis é cada vez mais aparente, com metade dos consumidores globais concordando que pagariam mais por embalagens ambientalmente sustentáveis. Além disso, 55% concordam que estariam dispostos a trocar sua marca habitual por uma marca com embalagem mais ambientalmente sustentável.
A comunidade global de embalagens está se preparando para a economia circular em um ritmo sem precedentes, e um princípio que rege a adoção da economia circular nos mercados globais é a necessidade de abordagens colaborativas. A adoção de princípios semelhantes, uma linguagem comum e nomenclatura facilitará uma maior cooperação em todo o mundo.