Danone Brasil debate sobre nutrição funcional como ferramenta complementar e aliada na jornada de controle de peso
Data de publicação: 06/11/2025
Compartilhar:
Os consumidores têm buscado cada vez mais produtos com "função adicional" (como mais proteínas, fibras ou menos açúcar), segundo uma pesquisa realizada pelaPWC (2025)¹. Paralelamente a este cenário, observa-se a alta demanda por medicamentos que estão revolucionando a abordagem sobre perda de peso. Nesse contexto, a Danone Brasil, líder global em saúde e nutrição – eleita em 1º lugar no Global Access toNutrition Index 2024 pelo portfólio mais saudável do setor, acompanha a evolução desse movimento e reconhece a importância de a indústria alimentícia se adaptar às mudanças de hábitos e novas necessidades alimentares dos diferentes tipos de consumidores.
Na última sexta-feira, dia 31, a companhia realizou o evento "Danone Nutri 360º", que reuniu nutricionistas e profissionais na área da saúde, para debater as tendências sobre o futuro da nutrição como ferramenta complementar e aliada na jornada de controle de peso.
Segundo oAtlas Mundial da Obesidade 2025², aproximadamente um a cada três brasileiros, 31% da população, vive com obesidade e essa porcentagem tende a crescer nos próximos cinco anos. Ainda, o relatório mostra que, no Brasil, 68% têm excesso de peso, sendo 37% com sobrepeso e os demais com obesidade.
Pontos nutricionais de atenção e necessidade de inovação
Apesar do entusiasmo gerado pelas novas medicações para auxiliar no processo de emagrecimento, há pontos nutricionais de atenção específicos. Nesta fase, frequentemente relatam efeitos colaterais gastrointestinais como náusea, constipação e indigestibilidade.
Uma questão crucial é a preservação da massa muscular. Durante o uso do medicamento, há o risco de perda muscular devido à substancial diminuição na ingestão calórico-proteica. Para que a jornada de saúde seja completa, é fundamental adotar uma estratégia alimentar que busque não só minimizar eventuais efeitos colaterais, mas também garantir o devido aporte nutricional, especialmente de proteínas, fibras, vitaminas e minerais.
"A Danone tem acompanhado de forma responsável o avanço dos medicamentos para controle de peso e entende seu impacto nos hábitos alimentares e nas necessidades nutricionais dos consumidores. Como indústria alimentícia, temos o papel de traduzir ciência em soluções práticas, oferecendo produtos que apoiem a saúde, a saciedade e a nutrição equilibrada, alinhados às novas demandas e à busca por hábitos sustentáveis" reforça Ana Grubba, diretora de assuntos médicos na Danone Brasil.