Esconder

-->

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Probióticos e esportes - Uma estratégia vencedora

A prática regular de exercícios físicos promove boa saúde, assim como o consumo frequente de probióticos pode colaborar para o fortalecimento das defesas naturais, além de muitos outros benefícios, o que torna essa associação uma boa estratégia.

Alguns probióticos podem ter efeitos sobre o sistema imune, melhorar a função de barreira intestinal, causar alívio de sintomas gastrointestinais, redução de infecções respiratórias e melhorar a qualidade do sono. Portanto, são bons candidatos para suplementação de atletas.

O foco de alguns estudos quanto a suplementação com probióticos no esporte tem sido, principalmente, seus efeitos sobre a performance, composição corporal, sintomas gastrointestinais, imunidade e recuperação muscular.

Vários estudos observaram os efeitos benéficos da suplementação contendo Lactobacillus acidophilus SPP, Lactobacillus delbrueckii bulgaricus, Bifidobacterium bifidum e Streptococcus salivarius thermophilus. Contudo, há muitas variáveis que podem afetar os resultados, como o tipo de atividade física, a dieta dos participantes, as cepas probióticas utilizadas, a duração do estudo e a forma de avaliar a performance. Portanto, há um longo caminho pela frente para se observar os possíveis efeitos dos probióticos sobre os praticantes de atividade física e atletas de alto rendimento.

Os estudos também têm buscado observar quais as possíveis diferenças entre a microbiota de pessoas que praticam atividade física e a microbiota de pessoas sedentárias, tendo em vista que os hábitos de vida como alimentação e atividade física podem afetar a composição da microbiota.

Alguns dos resultados encontrados demonstraram que o exercício está possivelmente associado com o aumento da diversidade da microbiota e com a melhora da função de barreira intestinal, possivelmente devido ao aumento da proliferação de bactérias que estimulam a imunidade da mucosa intestinal. Portanto, o exercício por si só já pode favorecer a composição e atividade da nossa microbiota, principalmente quando aliado a uma alimentação equilibrada.

Convém lembrar que probióticos não estão disponíveis apenas em suplementos, mas também em alguns produtos lácteos, incluindo iogurtes e outros leites fermentados.




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001