Vote

Vote

Doremus

Vote

BCFoods

Vote

Química

Vote

MCassab

Vote

Barentz

Vote

Alibra

Vote

GELCO

Vote

DAXIA

Vote

Nexira

Vote

Disproquima

Vote

Genu-in

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


O que são e como usar probióticos, prebióticos e pós-bióticos

De acordo com a Associação Científica Internacional para Probióticos e Prebióticos (International Scientific Association for Probiotics and Prebiotics - ISAPP), probióticos são microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem um benefício à saúde. Já os prebióticos servem como alimento para microrganismos/probióticos benéficos no organismo. Mas agora que a grande maioria dos consumidores já compreendem os benefícios dos probióticos e prebióticos, surge um novo termo para confundir essa compreensão: pós-bióticos.

Recentemente, um painel do ISAPP definiu pós-biótico como uma preparação de microrganismos inanimados e/ou seus componentes que conferem um benefício à saúde do hospedeiro. Em palavras de mais simples compreensão, pós-bióticos são probióticos tratados termicamente que, ao contrário dos probióticos que precisam permanecer vivos, não estão vivos.

Na opinião de alguns especialistas, os três termos precisam ser esclarecidos aos consumidores e à indústria, pois apesar de os benefícios serem semelhantes, a forma como se alcança esses benefícios é diferente. Por exemplo, nos probióticos e prebióticos, é importante que os fabricantes estejam cientes da importância da estabilidade, das unidades formadoras de colônias e do tempo de expiração. Já os pós-bióticos são probióticos tratados termicamente, não precisam de refrigeração e a embalagem é diferente quando comparada aos probióticos.

Além disso, a forma como os prebióticos, probióticos e pós-bióticos são fornecidos em alimentos e bebidas também é importante. Segundo especialistas, os sachês oferecem uma boa estabilidade, permitindo que os formuladores controlem a umidade, o calor e o oxigênio. A adição de bebidas prontas com benefícios para o microbioma também está crescendo em popularidade.

Prebióticos, probióticos e pós-bióticos mostraram efeitos benéficos na saúde intestinal e no microbioma, com diversos estudos científicos continuando a vincular um microbioma saudável à saúde em áreas como imunidade, bem-estar e outras.




Telefones:

Atendimento:

11 97156-1911

Newsletter: